Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

!
UOL - O melhor conteúdo
Após 15 anos, São Paulo volta ao palco do último título de Telê - 03/11/2010 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Arquivo Folhapress

Embora fosse um torneio inexpressivo, Telê ergueu seu último troféu em Uberlândia

03/11/2010 - 07h05

Após 15 anos, São Paulo volta ao palco do último título de Telê

Carlos Padeiro
Em São Paulo

Estádio Municipal João Havelange, popularmente conhecido como Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG). O palco do duelo desta quarta-feira, às 21h50, entre Cruzeiro e São Paulo, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, traz boas recordações aos paulistas. Foi lá que Telê Santana conquistou o último título de sua carreira.

Torneio pouco expressivo, a Copa dos Campeões Mundiais foi realizada apenas duas vezes, e o time tricolor faturou as duas. Em julho de 1995, sagrou-se campeão após vencer o Santos nos pênaltis (4 a 3). Foi a última vez que o São Paulo visitou a cidade do Triângulo Mineiro.

Participaram da competição os clubes brasileiros campeões do mundo até então. O São Paulo perdeu para o Santos na estreia (2 a 1) e depois ganhou de Grêmio (1 a 0) e Flamengo (2 a 1).

O regulamento previa a final entre os dois melhores da primeira fase. A equipe de Telê pegou os santistas novamente e o placar foi 0 a 0. Nos pênaltis, Giovanni e Marcelo Passos erraram para o rival da Baixada, e Bordon desperdiçou pelo lado tricolor.

Técnico mais vitorioso na história do clube, Telê deixou o comando em janeiro de 1996, depois de um empate por 1 a 1 com o Rio Branco, na primeira rodada do Paulistão. Foi quando passou por exames de rotina e sofreu uma isquemia, que o afastou do futebol. Seis meses depois, o jovem Muricy Ramalho levaria o time do Morumbi ao bi da Copa dos Campeões Mundiais, desta vez sediada no Distrito Federal.

 

CAMPANHA DO TIME DE TELÊ SANTANA NA COPA DOS CAMPEÕES MUNDIAIS DE 1995

1ª FASE
São Paulo 1 x 2 Santos (dois gols de Giovanni para o Santos e um de Toninho Cerezo para o SPFC)

São Paulo 1 x 0 Grêmio (gol de Aílton)

São Paulo 2 x 1 Flamengo (gol de Marquinhos para o Fla e dois de Catê para o SPFC)
FINAL
São Paulo 0 x 0 Santos - 4 a 3 nos pênaltis

Telê mandou a campo: Zetti; Cláudio, Gottardo, Bordon e Vaguinho; Alemão, Donizete (Sierra), Aílton e Juninho; Denílson (Catê) e Bentinho

Agora, 15 anos depois, os são-paulinos retornam a Uberlândia com a difícil missão de bater o vice-líder Cruzeiro para seguir forte na disputa por uma vaga na Copa Libertadores de 2011.

 

“Não sei se vamos ter nossa torcida em grande número, mas o Cruzeiro fatalmente terá apoio porque é o mandante”, observou Paulo César Carpegiani.

“É a casa deles e acredito que a torcida deles vai comparecer em peso. Independentemente de onde o Cruzeiro vai jogar, no Mineirão ou não, é o Estado deles. Mesmo assim vamos para lá em busca da vitória”, apontou Dagoberto.

A distância ao G-3 é de sete pontos. Caso um representante brasileiro não fature a Copa Sul-Americana, o G-4 volta a ter validade, e a diferença para o quarto colocado Botafogo é de quatro pontos

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host