Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Cruzeiro tenta 4º triunfo seguido sobre Luxa para consolidar tendência - 26/11/2010 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
26/11/2010 - 07h03

Cruzeiro tenta 4º triunfo seguido sobre Luxa para consolidar tendência

Gustavo Andrade
Em Belo Horizonte

Treinador com maior número de títulos brasileiros, Vanderlei Luxemburgo foi um adversário indigesto ao Cruzeiro em confrontos pelo Brasileirão desde que deixou o clube mineiro em 2004, após conquistar a Tríplice Coroa, no ano anterior. Agora, sob o comando de Cuca, o time celeste briga pela conquista do Campeonato Brasileiro e, a duas rodadas do fim da competição, volta a enfrentar Luxa, agora no Flamengo, sem vê-lo como um oponente que assusta.

Até a última rodada do Brasileirão do ano passado, Luxemburgo ostentou uma invencibilidade de nove jogos contra o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro. Entre 2004 e 2009, foram seis vitórias e três empates para o treinador em confrontos com a equipe celeste. Entretanto, esse retrospecto se encerrou com triunfo do time mineiro, ainda sob o comando de Adilson Batista, por 2 a 1, diante do Santos, de Luxa, na Vila Belmiro, na última rodada do Brasileirão de 2009.

A vitória sobre a equipe paulista, ano passado, garantiu ao Cruzeiro a participação na Copa Libertadores deste ano. Nesta temporada, Vanderlei Luxemburgo voltou a cair diante do Cruzeiro na primeira fase do Campeonato Mineiro, enquanto comandava o Atlético-MG. O time de Adilson Batista bateu o arquirrival por 3 a 1. Novo triunfo contra o ex-treinador foi alcançado no Campeonato Brasileiro, já sob o comando de Cuca. Em Sete Lagoas, o time celeste venceu a equipe alvinegra por 1 a 0, em jogo com presença apenas de torcedores atleticanos.

Neste domingo, o Cruzeiro volta a enfrentar Vanderlei Luxemburgo. A partida contra o Flamengo, às 17h (de Brasília), será válida pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Para Cuca, não haverá um confronto entre treinadores. “Eu não vejo duelo com ele. Vejo o duelo entre Cruzeiro e Flamengo, que são duas equipes grandes e tudo pode acontecer”, observou o treinador cruzeirense.

Com o Cruzeiro há três jogos sem perder para Luxemburgo, o volante Marquinhos Paraná nega que o treinador tenha deixado de “assustar”. “Não é que o Luxemburgo não assusta mais. A palavra não é assustar. Ele tentou vencer a nossa equipe, que teve dificuldades, mas venceu. Pelo fato de ele estar no Flamengo, o time dele precisar sair dessa situação e ele também não ter vencido o Cruzeiro este ano, a motivação dele é grande. Mas a nossa é maior ainda, pois temos possibilidade de buscar o título”, disse.

A invencibilidade

Antes de quebrar a invencibilidade de Luxa, na última rodada do Brasileirão de 2009, o Cruzeiro havia sido enfrentado o ex-treinador por duas vezes na última temporada. No comando do Palmeiras, o treinador venceu no primeiro turno por 3 a 1, de virada, no Parque Antarctica. Demitido do alviverde, Luxemburgo foi para o Santos e reencontrou o time mineiro na última rodada do primeiro turno. No Mineirão, houve empate sem gols.

O primeiro encontro entre o time celeste e o treinador, após sua passagem pela Toca da Raposa, ocorreu na 27ª rodada do Brasileirão de 2004. Sob o comando de Marco Aurélio, o Cruzeiro empatou por 4 a 4 com o Santos, então dirigido por Vanderlei Luxemburgo, no Mineirão.

Em 2005, o treinador que ostenta o recorde de títulos em Campeonato Brasileiro, com cinco troféus, não disputou o Brasileirão, já que estava no comando do Real Madrid. Luxemburgo voltou a enfrentar o Cruzeiro no Brasileirão de 2006. Na Vila Belmiro, o técnico santista venceu o time celeste por 2 a 0. No segundo turno, Santos e Cruzeiro voltaram a se encontrar na 36ª rodada, no Mineirão, e empataram em 1 a 1.

Eu não vejo duelo com ele (Luxemburgo). Vejo o duelo entre Cruzeiro e Flamengo, que são duas equipes grandes e tudo pode acontecer

CUCA, TÉCNICO DO CRUZEIRO

O time mineiro chegou a vencer Vanderlei Luxemburgo em 2006, mas em uma vitória com gosto amargo. Sob o comando de Oswaldo de Oliveira, ex-assistente de Luxa, o Cruzeiro bateu o Santos, no Mineirão, por 1 a 0, pela Copa Sul-Americana. No entanto, o time paulista havia vencido o Pacaembu pelo mesmo placar e a equipe celeste foi eliminada da competição nos pênaltis.

Ainda no comando do Santos, Luxemburgo venceu o Cruzeiro nas duas partidas do Brasileirão de 2007, quando o time mineiro tinha Dorival Júnior como treinador. Na décima rodada, na Vila Belmiro, o triunfo santista foi por 4 a 1, enquanto no Mineirão, na 29ª rodada, a vitória de Luxa foi por 1 a 0.

Em 2008, com o Cruzeiro já sob o comando de Adilson Batista, Luxemburgo, no Palmeiras, voltou a não perder pontos para o time celeste. No Parque Antarctica, o alviverde venceu por 5 a 2, na sexta rodada. No Mineirão, Luxemburgo e seus comandados impuseram derrota ao time celeste no estádio da Pampulha por 1 a 0, na 25ª rodada.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host