Cruzeiro quer impor a 4ª derrota consecutiva sobre Luxemburgo
Treinador com maior número de títulos brasileiros, Vanderlei Luxemburgo foi um adversário indigesto ao Cruzeiro em confrontos pelo Brasileirão desde que deixou o clube mineiro em 2004, após conquistar a Tríplice Coroa, no ano anterior. Agora, sob o comando de Cuca, o time celeste briga pela conquista do Campeonato Brasileiro e, a duas rodadas do fim da competição, volta a enfrentar Luxa, agora no Flamengo, sem vê-lo como um oponente que assusta.
Até a última rodada do Brasileirão do ano passado, Luxemburgo ostentou uma invencibilidade de nove jogos contra o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro. Entre 2004 e 2009, foram seis vitórias e três empates para o treinador em confrontos com a equipe celeste. Entretanto, esse retrospecto se encerrou com triunfo do time mineiro, ainda sob o comando de Adilson Batista, por 2 a 1, diante do Santos, de Luxa, na Vila Belmiro, na última rodada do Brasileirão de 2009.
A vitória sobre a equipe paulista, ano passado, garantiu ao Cruzeiro a participação na Copa Libertadores deste ano. Nesta temporada, Vanderlei Luxemburgo voltou a cair diante do Cruzeiro na primeira fase do Campeonato Mineiro, enquanto comandava o Atlético-MG. O time de Adilson Batista bateu o arquirrival por 3 a 1. Novo triunfo contra o ex-treinador foi alcançado no Campeonato Brasileiro, já sob o comando de Cuca. Em Sete Lagoas, o time celeste venceu a equipe alvinegra por 1 a 0, em jogo com presença apenas de torcedores atleticanos.
Neste domingo, o Cruzeiro volta a enfrentar Vanderlei Luxemburgo. A partida contra o Flamengo, às 17h (de Brasília), será válida pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Para Cuca, não haverá um confronto entre treinadores. “Eu não vejo duelo com ele. Vejo o duelo entre Cruzeiro e Flamengo, que são duas equipes grandes e tudo pode acontecer”, observou o treinador cruzeirense.
Com o Cruzeiro há três jogos sem perder para Luxemburgo, o volante Marquinhos Paraná nega que o treinador tenha deixado de “assustar”. “Não é que o Luxemburgo não assusta mais. A palavra não é assustar. Ele tentou vencer a nossa equipe, que teve dificuldades, mas venceu. Pelo fato de ele estar no Flamengo, o time dele precisar sair dessa situação e ele também não ter vencido o Cruzeiro este ano, a motivação dele é grande. Mas a nossa é maior ainda, pois temos possibilidade de buscar o título”, disse.
A invencibilidade
Antes de quebrar a invencibilidade de Luxa, na última rodada do Brasileirão de 2009, o Cruzeiro havia sido enfrentado o ex-treinador por duas vezes na última temporada. No comando do Palmeiras, o treinador venceu no primeiro turno por 3 a 1, de virada, no Parque Antarctica. Demitido do alviverde, Luxemburgo foi para o Santos e reencontrou o time mineiro na última rodada do primeiro turno. No Mineirão, houve empate sem gols.
O primeiro encontro entre o time celeste e o treinador, após sua passagem pela Toca da Raposa, ocorreu na 27ª rodada do Brasileirão de 2004. Sob o comando de Marco Aurélio, o Cruzeiro empatou por 4 a 4 com o Santos, então dirigido por Vanderlei Luxemburgo, no Mineirão.
Em 2005, o treinador que ostenta o recorde de títulos em Campeonato Brasileiro, com cinco troféus, não disputou o Brasileirão, já que estava no comando do Real Madrid. Luxemburgo voltou a enfrentar o Cruzeiro no Brasileirão de 2006. Na Vila Belmiro, o técnico santista venceu o time celeste por 2 a 0. No segundo turno, Santos e Cruzeiro voltaram a se encontrar na 36ª rodada, no Mineirão, e empataram em 1 a 1.
Eu não vejo duelo com ele (Luxemburgo). Vejo o duelo entre Cruzeiro e Flamengo, que são duas equipes grandes e tudo pode acontecer
O time mineiro chegou a vencer Vanderlei Luxemburgo em 2006, mas em uma vitória com gosto amargo. Sob o comando de Oswaldo de Oliveira, ex-assistente de Luxa, o Cruzeiro bateu o Santos, no Mineirão, por 1 a 0, pela Copa Sul-Americana. No entanto, o time paulista havia vencido o Pacaembu pelo mesmo placar e a equipe celeste foi eliminada da competição nos pênaltis.
Ainda no comando do Santos, Luxemburgo venceu o Cruzeiro nas duas partidas do Brasileirão de 2007, quando o time mineiro tinha Dorival Júnior como treinador. Na décima rodada, na Vila Belmiro, o triunfo santista foi por 4 a 1, enquanto no Mineirão, na 29ª rodada, a vitória de Luxa foi por 1 a 0.
Em 2008, com o Cruzeiro já sob o comando de Adilson Batista, Luxemburgo, no Palmeiras, voltou a não perder pontos para o time celeste. No Parque Antarctica, o alviverde venceu por 5 a 2, na sexta rodada. No Mineirão, Luxemburgo e seus comandados impuseram derrota ao time celeste no estádio da Pampulha por 1 a 0, na 25ª rodada.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas