Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Ceará busca empate contra o Figueirense na estreia de PC Gusmão - 26/05/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
26/05/2009 - 23h02

Ceará busca empate contra o Figueirense na estreia de PC Gusmão

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Na estreia do técnico PC Gusmão, o Ceará arrancou um empate em casa contra o Figueirense por 2 a 2, nesta terça-feira, em Fortaleza, pela abertura da quarta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

A equipe nordestina segue sem vencer pela Segundona. Obteve dois empates e duas derrotas em quatro partidas e ocupa apenas a 17ª colocação, com dois pontos. Já o Figueirense, que chegou a abrir 2 a 0 no início do segundo tempo, não conseguiu se reabilitar na competição, após perder em casa para a Portuguesa na rodada passada.

A partida desta terça-feira foi atrapalhada pelo péssimo estado do gramado do estádio Castelão, um dos candidatos a receber jogos da Copa do Mundo de 2014. Com a grama alta e muito irregular, o piso contribuiu para um grande número de passes errados e causou uma baixa logo no início da partida. Aos 7 minutos do primeiro tempo, o meia Luciano Totó torceu o tornozelo direito em um dos buracos e deixou o campo chorando.

"Pior para o time deles, que farão 19 jogos aqui", comentou o volante Roger, autor do primeiro gol do Figueirense. "Eles têm um time de qualidade, mas que acaba prejudicado por atuar em um gramado tão ruim".

Os resultados ruins fizeram com que o Ceará esboçasse uma pressão no início do primeiro tempo. A equipe nordestina, porém, errava muitos passes no campo de ataque e não conseguia levar perigo ao gol de Wilson. Se os donos da casa esbarrava em sua falta de eficiência, o time catarinense abriu o placar em sua primeira finalização. Aos 13 minutos, Roger aproveitou cruzamento da direita e cabeceou para as redes.

Com o gol do Figueirense, os jogadores do Ceará passaram a demonstrar ainda mais nervosismo. Atacava na base da pressão, mas na base dos lançamentos longos e com muitas finalizações erradas. A melhor chance do empate ocorreu aos 15 minutos. Wellington Amorin chutou cruzado, a bola atravessou toda a área adversária e saiu pela linha de fundo.

O Figueirense voltou para o segundo tempo com uma postura ainda mais defensiva para tentar segurar o resultado. Com a entrada de Andrézinho após o intervalo, o Ceará passou a levar mais perigo ao gol de Wilson. Mas a equipe nordestina foi castigada aos 10 minutos. Rafael Coelho passou entre dois zagueiros adversários e chutou forte para ampliar. Foi o sexto gol do artilheiro da Série B em quatro partidas.

Apesar de ampliar o placar, a equipe catarinense não demorou para sentir os efeitos de sua postura defensiva. Aos 20 minutos, Wellington Paulista cruzou da esquerda e Preto completou para as redes. Quatro minutos depois, o atacante fez grande jogada individual e chutou forte para anotar seu segundo gol na partida.

O empate fez com que o técnico Roberto Fernandes lançasse sua equipe ao ataque, o que deixou o jogo mais aberto. A melhor oportunidade ocorreu aos 32 minutos, quando Rafael Coelho cabeceou sozinho na pequena área, mas mandou por cima do gol e não conseguiu evitar o empate.

CEARÁ 2 x 2 FIGUEIRENSE

Ceará
Marcelo Bonan; Boiadeiro (Andrézinho), Fabrício, Erivélton e Fábio Vidal; Heleno (Esley), João Marcos, Alex Gaibu e Geraldo; Preto e Wellington Amorim (Sérgio Alves)
Técnico: PC Gusmão

Figueirense
Wilson; Toninho, João Felipe e Rafael Lima; Lucas, Roger, Alê (Paulinho), Luciano Totó (Clodoaldo) e Anderson Pico (Juninho); Schwenck e Rafael Coelho
Técnico: Roberto Fernandes

Data: 26/05/2009 (terça-feira)
Local: estádio Castelão, em Fortaleza
Árbitro: Wilson Souza de Mendonça (PE)
Auxiliares: Eduardo Lincoln Neves e Isac Marcio da Silva Oliveira (RN)
Cartões Amarelos: Heleno (Ceará); Alê (Figueirense)
Gols: Roger, aos 13 min do primeiro tempo; Rafael Coelho, aos 10 min, Preto, aos 20 min e aos 24 min do segundo tempo

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host