Com quatro gols na etapa inicial, o Ipatinga goleou o Campinense-PB, por 5 a 1, neste sábado, no estádio Ipatingão no Vale do Aço, e entrou para o G-4, grupo dos quatro que se classificam para a Série A. Com o resultado, o time mineiro obteve a terceira vitória seguida e subiu para a vice-liderança da Série B do Brasileiro. A equipe paraibana, que ainda não pontuou, caiu para o último lugar na tabela.
O Ipatinga chegou a nove pontos na competição e, com a derrota do Vasco para o Paraná Clube, subiu para o segundo lugar e ficou atrás do líder Guarani, com 12 pontos e 100% de aproveitamento. Para confirmar a posição, o time mineiro depende do resultado do jogo do Duque de Caxias, com seis pontos, que enfrenta o Vila Nova-GO na noite deste sábado.
Depois de estrear com derrota para o Figueirense, por 3 a 0, em Florianópolis, o Ipatinga reabilitou-se e goleou o Vila Nova-GO, por 4 a 0, no Ipatingão. Em seguida, venceu a Ponte Preta, por 2 a 1, em Campinas.
Já o Campinense vive um início complicado na competição. O time paraibano sofreu a quarta derrota na Série B - anteriormente, perdeu para Duque de Caxias, Brasiliense e Guarani, todos por 2 a 1- e ocupa a última posição na tabela.
O Ipatinga construiu o resultado ainda no primeiro tempo. O time da casa abriu o placar aos 14min com o atacante Amilton. O Campinense empatou dois minutos depois com Edmundo. A equipe mineira reagiu e voltou a marcar aos 20min com o lateral-direito Cláudio, em cobrança de pênalti.
O time do Vale do Aço manteve o ritmo e marcou mais dois gols. Aos 30min, o zagueiro Leo Oliveira fez o terceiro do Ipatinga, de cabeça. Amilton voltou a balançar as redes, aos 41min, depois de boa jogada de Leandro Brasília pela direita.
No segundo tempo, o Ipatinga diminuiu o ritmo e administrou o resultado em casa. No final da partida, aos 43min, o atacante Diego Silva, que entrara no lugar de Marcelo Moscatelli, marcou o quinto do time da casa e selou a goleada no Ipatingão.
Na próxima terça-feira 2, o Ipatinga volta a campo pela Série B. O time mineiro enfrenta o Bragantino, às 21h, em Bragança Paulista, pela quinta rodada da competição. O Campinense recebe o Atlético-GO, em Campina Grande, na sexta-feira 5, às 21h.
IPATINGA 5 x 1 CAMPINENSE-PBIpatingaMarcelo Cruz; Cláudio, Alessandro Lopes, Léo Oliveira e Marinho Donizete; Lucas (Evarndro), Max Carrasco, Leandro Brasília e Márcio Diogo; Amilton (Luiz Fernando) e Marcelo Moscatelli (Diego Silva)
Técnico: Marcelo Oliveira
Campinense-PBFabiano; Ivan, Emerson (Kléber), Márcio Giovanni e Almir; Charles Vagner, Tiago Saleti (Marcelinho), Giuliano (Jaílton) e Júnior Maranhão; Fábio Júnior e Edmundo
Técnico: Ferdinando Teixeira
Data: 30/5/2009 (sábado)
Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Árbitro: Frederico Moreira (SC)
Auxiliares: Kléber Lúcio Gil (SC) e Rosnei Hoffmann Scherer (SC)
Cartões amarelos: Max Carrasco (IPA)
Gols: Amilton, aos 14min e 41min, Edmundo, aos 16min, Cláudio, aos 20min, Leo Oliveira, aos 30min do primeiro tempo;