Bragantino e Ipatinga empataram em 1 a 1, na fria noite desta terça-feira, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, em jogo cujos gols foram marcados após rebotes cedidos pelos goleiros Gilvan e Marcelo Cruz, ambos no final do primeiro tempo. O time paulista permanece invicto em casa, enquanto a equipe mineira teve interrompida sua série de vitórias na Série B e desperdiçou a chance de assumir a liderança da competição.
Foi o primeiro empate dos dois times no certame. O Ipatinga saiu à frente do marcador, com um gol marcado por Leandro Brasília, aos 40 minutos da etapa inicial, dando a impressão que repetiria a vitória sobre a Ponte Preta, em seu jogo anterior como visitante, quando quebrou invencibilidade doméstica do adversário. O triunfo ipatinguense diante do Bragantino, que seria o quarto consecutivo, lhe daria a primeira colocação, pelo menos até a sexta-feira, quando o Guarani, líder, com 12 pontos, visita o Figueirense.
Mas, ainda no primeiro tempo, aos 47min, o Bragantino empatou. Se no gol dos visitantes o goleiro Gilvan defendeu parcialmente o chute de Marcelo Moscatelli, permitindo a Leandro Brasília colocar a bola nas redes, dessa vez, Marcelo Cruz não segurou cobrança de falta de Sérgio Manoel. O atacante Fábio Luiz aproveitou e empatou a partida.
O empate foi suficiente para o Ipatinga se manter, provisoriamente, na vice-liderança, já que chegou aos 10 pontos. Mas, o time de Marcelo Oliveira, que perdeu apenas em sua estreia, para o Figueirense, poderá ser ultrapassado por Vasco, Brasiliense e Portuguesa, que ainda entrarão em campo na quinta rodada.
O Bragantino, que chegou aos sete pontos, manteve-se na 10ª colocação.A equipe do técnico Marcelo Veiga, que completou 202 jogos no comando, buscava sua terceira vitória na competição, mas não conseguiu. As duas anteriores foram em casa, diante de São Caetano e Duque de Caxias.
Mas o Bragantino não mostrou força ofensiva para superar a forte marcação do Ipatinga. O time da casa, desde o início do jogo, teve maior posse de bola, mas tinha dificuldade para penetrar na defesa adversária. O recurso mais tentado foi a finalização de longa distância, mas a falta de pontaria prejudicou.
Já o Ipatinga se posicionou para explorar os contra-ataques, que, na etapa inicial, se encaixaram melhor. No segundo tempo, o time voltou com o volante Márcio Santos no lugar do meia Márcio Diogo, recuando excessivamente, numa demonstração de que o ponto fora de casa agradava ao time mineiro.
Apesar da pressão do Bragantino, a partida terminou empatada. O Ipatinga receberá a Portuguesa, no Ipatingão, no dia 9, na abertura da sexta rodada, enquanto o clube paulista recebe o Campinense, em 13 de junho. "Infelizmente, o resultado não foi o que a equipe queria, mas temos de pensar no próximo jogo", disse Bill, camisa 10 do Bragantino, após o jogo.
Já o técnico Marcelo Oliveira, do Ipatinga, não escondeu sua satisfação com o resultado conquistado no campo do adversário. "Foi um bom resultado, conquistar um ponto contra o Braganrtino é sempre difícil e vai ser importante para a trajetória do Ipatinga no campeonato", comentou.
BRAGANTINO 1 x 1 IPATINGABragantinoGilvan; Marcelo Godri, Kadu e Carlinhos; Thiago Almeida (Rodrigo Costa), Everton Isidoro, Juninho, Sérgio Manoel (Sandro Costa) e Diego Macedo; Bill e Fábio Luiz (Cléberson)
Técnico: Marcelo Veiga
IpatingaMarcelo Cruz; Claudio, Alessandro Lopes, Léo Oliveira e Marinho Donizete; Lucas, Max Carrasco, Leandro Brasília (Evandro) e Márcio Diogo (Márcio Santos); Amílton e Marcelo Moscatelli (Diego Silva)
Técnico: Marcelo Oliveira
Data: 02/06/2009 (terça-feira)
Local: estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista
Árbitro: Manoel Paixão dos Santos (MS)
Auxiliares: Adnilson da Costa Pinheiro e Ezequiel Barbosa Alves (MS)
Público: 658 pagantes
Cartões amarelos:Carlinhos, Kadu, Marcelo Godri, Diego Macedo, Rodrigo Costa (Bragantino); Max Carrasco (Ipatinga)
Gols: Leandro Brasília, aos 40min, e Fábio Luiz, aos 47min do primeiro tempo