O Ceará venceu o Campinense por 2 a 0 neste sábado de noite, no Castelão, em Fortaleza, pela oitava rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os gols da vitória só saíram aos 38 e 42 minutos do segundo tempo, com Fabrício e Reinaldo, respectivamente. O resultado tirou os cearenses da zona do rebaixamento e os colocou em 15° lugar, com nove pontos. Já os paraibanos seguiram amargando a lanterna, com três pontos.
O Ceará estava mal na tabela de classificação quando entrou em campo. Porém, vinha de uma vitória, a única até então, sobre o São Caetano, em casa, e antes havia empatado com o Paraná, em Curitiba.
Além disso, o técnico Paulo César Gusmão apostava no fato do time ainda fazer mais dois jogos seguidos no Castelão, após o duelo com o Campinense, para poder reagir. Os próximos adversários serão o Fortaleza e o ABC.
O time da Paraíba, por sua vez, além de estar em situação complicada na tabela, também tinha problemas no grupo de jogadores. Os zagueiros Márcio Paraíba e Kleber e o volante Charles Vagner, suspensos, e o atacante Fábio Júnior, machucado, não viajaram. Já o lateral direito Ivan, o volante Adelmo e o atacante Edmundo pediram rescisão de contrato e também não jogaram.
O jogoO Ceará fez um bom primeiro tempo, mas não conseguia deixar os seus atacantes, Wellington Amorim e Preto, em boas condições para marcar. O Campinense atuou fechado e chegou pouco. Porém, quase abriu o placar em cabeçada que o goleiro Lopes, que substituiu o titular Adilson, fez boa defesa ao espalmar para escanteio.
"Na Série B, os times jogam todos atrás quando jogam fora. Eles estão com três zagueiros e só saindo nos nossos erros. Nós até tivemos oportunidades, mas não concluímos. Espero que a gente consiga concluir mais no segundo tempo", disse o volante Michel, do Ceará, em entrevista à
Rádio Tabajara.
Do outro lado, os visitantes não escondiam a sua proposta de jogo. "A gente pode segurar a pressão o jogo todo e tentar fazer um gol no contra-ataque", afirmou Nino, em entrevista à mesma emissora, também no intervalo.
O próprio Nino teve uma chance para marcar no começo do segundo tempo, mas desperdiçou. Do outro lado do campo, foi Wellington Amorim que perdeu chance clara para o Ceará. Já em jogada de Boiadeiro, o goleiro Fabiano fez a defesa evitando o gol.
Quando todos esperavam pelo empate, Fabrício cabeceou após cobrança de escanteio, aos 38, e marcou o primeiro gol do jogo. Já aos 42, Reinaldo bateu de pé esquerdo e ampliou.
Na próxima rodada, o Ceará faz o clássico com o Fortaleza, no próximo sábado. O Campinense vai receber o América-RN no mesmo dia.