Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Em seu 5º jogo sem vitória, Ipatinga empata com o ABC, em Natal - 03/07/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
03/07/2009 - 23h00

Em seu 5º jogo sem vitória, Ipatinga empata com o ABC, em Natal

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
Escalados no 3-5-2 por seus técnicos, os ex-jogadores Arturzinho e Marcelo Oliveira, ABC e Ipatinga precisavam da vitória para tentar a recuperação na série B do Brasileiro. Os dois times, no entanto, demonstraram fragilidade ofensiva e ficaram no empate, em 1 a 1, na noite desta sexta-feira, no estádio Frasqueirão, em Natal.

Foi a quinta partida seguida sem vitória do time mineiro, que empatou três vezes como visitante e foi derrotada duas vezes no Ipatingão. Já o ABC, que não vence há três jogos, empatou pela primeira vez na atual edição da Série B do Brasileiro. Em seus oito compromissos anteriores, o time potiguar havia vencido dois e perdido outros seis.

O empate pouco mudou a situação dos dois times. O Ipatinga, que dos últimos 15 pontos disputados conquistou apenas três (20% de aproveitamento), passou do 11º para o 10º lugar, com 12 pontos, mas não conseguiu seu objetivo de se aproximar do chamado G-4. Além disso, deverá perder colocações após os jogos deste sábado.

O ABC passou a sete pontos, mas se manteve na 18ª posição, na zona de rebaixamento, e corre o risco de terminar a 9ª rodada na vice-lanterna, caso São Caetano vença o Atlético-GO, neste sábado.

Os dois gols saíram no primeiro tempo, quando as equipes conseguiram articular algumas jogadas ofensivas e criaram oportunidades de gols. No segundo tempo, o jogo foi ainda mais monótono e mais disputado no meio-campo. Nem as alterações dos treinadores, que no decorrer da etapa final, tiraram seus times do 3-5-2, modificaram o cenário.

A partir dos 18min do segundo tempo, o ABC ficou com um jogador a menos em campo, por causa da expulsão do zagueiro Leonardo, que fez falta dura em Marinho Donizete. O Ipatinga não conseguiu tirar proveito da situação, que durou 12 minutos, já que Lucas também recebeu o cartão vermelho, aos 30min, deixando os dois times com 10 atletas em campo.

A primeira etapa começou com o domínio do ABC, que nos 10 minutos iniciais de jogo, tentou dois chutes de longa distância, ambos defendidos com tranquilidade pelo goleiro Marcelo Cruz. Quando era dominado pelos donos da casa, o Ipatinga conseguiu abrir o placar, logo em seu primeiro ataque. O zagueiro Alessandro Lopes, marcou de cabeça, aproveitando cobrança de escanteio da direita, feita por Cláudio.

Fazendo seu quarto jogo em casa e buscando somente a sua terceira vitória em nove jogos na Série B, o ABC sentiu o gol adversário. O Ipatinga, por sua vez, percebeu que poderia tentar sua segunda vitória como visitante e criou outras oportunidades. Aos 31min, por exemplo, Amilton bateu para fora, após boa tabela.

Na base do quem não faz, leva, o ABC empatou no minuto seguinte. Ivan, também de cabeça, marcou aos 32min, aproveitando um bom cruzamento da direita do ataque. O time mineiro não sentiu o golpe e continuou criança chances, que foram seguidamente desperdiçadas. "Em futebol não se pode vacilar, jogando fora de casa fizemos 1 a 0, tivemos chance de marcar o segundo, não fizemos, levamos o gol de empate, mas a equipe está bem", analisou Alessandro Lopes, autor do gol do time do Vale do Aço.

O atacante Nonato, por sua vez, avaliou que o ABC teve dificuldades para penetrar na defesa adversária, em função da forte marcação do Ipatinga. "O time deles veio fechadinho, com três zagueiros. Precisamos mais tranquilidade e atenção", salientou. A falta de criatividade dos dois times, já percebida na etapa inicial, ficou mais evidenciada nos 45 minutos finais. Os goleiros Paulo Musse e Marcelo Cruz pouco trabalharam, e o jogo, com o passar do tempo, ficou cada vez mais truncado. No final, o ABC pressionou um pouco mais.

ABC 1 x 1 IPATINGA

Data: 3/07/2009 (sexta-feira)
Local: Estádio Frasqueirão, em Natal (RN)
Árbitro: Antonio André Rodrigues de Souza (PE)
Auxiliares: José Pedro Wanderlei da Silva e Élan Vieira de Souza
Cartões amarelos: Lucas, Evandro (Ipatinga; Marco Aurélio (ABC)
Cartões vermelhos: Leonardo (ABC), Lucas (Ipatinga)
Gols: Alessandro Lopes, aos 12min, e Ivan, aos 32min do primeiro tempo;

ABC
Paulo Musse, Gaúcho (Alex Oliveira), Leonardo, Fabiano Silva; Marco Aurélio, Fausto, Rafael (Erandir), Gabriel (Bem Hur), Chiquinho; Ivan e Nonato
Técnico: Arthurzinho

Ipatinga
Marcelo Cruz; Alessandro Lopes, Márcio Santos (Evandro), Thiago Matias; Cláudio, Lucas, Max Carrasco, Leandro Brasília e Marinho Donizete; Amilton (Diego Silva) e Marcelo Ramos (Fabinho)
Técnico: Marcelo Oliveira

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host