Em duelo de opostos, o time da zona de rebaixamento levou a melhor sobre o do topo da tabela. Com gol de Bruno Barros, o ABC venceu a Portuguesa, por 1 a 0, nesta sexta-feira, em Natal, e continua na luta para sair do rebaixamento. Já a Lusa perdeu a chance de se consolidar no G4.
Depois de começar com uma pífia campanha que o deixou na penúltima colocação, o ABC vem motivado por conquistar o terceiro jogo de invencibilidade após empatar com o Guarani, em casa, e vencer bem o Paraná, em Curitiba, no início da semana.
Assim, o time potiguar voltou a sonhar com a manutenção na Série B e subiu na tabela de classificação chegando a 14 pontos, apesar de ainda figurar na zona de perigo.
Já a Portuguesa vinha de duas vitórias sobre o América-RN e Guarani, mas não conseguiu embalar para se consolidar no G4 e pode deixar o seleto grupo ao fim da rodada. Por enquanto, o time se mantém terceira colocação, com 27 pontos.
O jogo começou acirrado. Logo no começo, o lateral Bosco, do ABC, e o meia Simão, da Lusa, trocaram empurrões e cotoveladas em uma disputa de bola e acabaram expulsos.
O ABC sentiu menos a perda de seu jogador e cresceu no jogo, sendo responsável pelos principais lances de perigo, principalmente em jogadas pela ala esquerda com Bruno Barros.
Aos 33 minutos, o lateral fez boa jogada com Ivan, mas Fábio salvou. Aos 44, depois de muito insistir, saiu o gol. Bruno Barros chutou de fora da área e Fábio aceitou.
O jogador comemorou na saída para o intervalo. "A equipe está em uma crescente desde o jogo contra Guarani. Pela primeira vez saímos na frente em casa. É continuar a pegada e manter no segundo tempo porque está dando tudo certo para o ABC", disse.
Na etapa final, a Portuguesa tentava chegar com bolas alçadas na área e teve sua melhor chance aos 39 minutos quando Fernando chutou na trave do goleiro Paulo Musse.
Pela próxima rodada, a Portuguesa recebe o Juventude, no Canindé, na próxima terça-feira. Já o ABC volta a campo no sábado, dia 8, contra o Duque de Caxias, no Frasqueirão, em Natal.
ABC 1 x 0 PORTUGUESAData: 31/07/2009 (sexta-feira)
Local: estádio Frasqueirão, em Natal
Árbitro: Charles Hebert Cavalcante Ferreira (AL)
Auxiliares: Pedro Jorge Santos de Araújo e Carlos Titara da Rocha (AL)
Cartões amarelos: Bruno Barros, Augusto Recife e Fábio Silva (ABC), Fábio, Rafael Silva, Edno (Portuguesa)
Cartões vermelhos: Bosco (ABC), Simão e Marco Antônio (Portuguesa)
Gols: Bruno Barros, aos 44 minutos do primeiro tempo
ABCPaulo Musse; Gaúcho, Fabiano e Leonardo; Bosco, Rogério (Augusto Recife), Marquinhos, Sandro e Bruno Barros; Ivan (Fábio Silva) e Ricardinho (Erandir).
Técnico: Flávio Lopes
PortuguesaFábio; César Prates (Fernandinho), Bruno Rodrigo, Thiago Gomes e Anderson Paim (Rafael Silva); Ygor, Acleisson, Marco Antônio e Simão; Fellype Gabriel (Tatá) e Edno.
Técnico: Paulo Bonamigo