!
UOL - O melhor conteúdo
Juventude bate o Brasiliense e se mantém fora da zona de rebaixamento - 08/09/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
08/09/2009 - 22h58

Juventude bate o Brasiliense e se mantém fora da zona de rebaixamento

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre
O Juventude, que ainda não havia vencido no segundo turno do Campeonato Brasileiro da Série B, conseguiu ganhar a primeira. Na noite desta terça-feira, jogando em casa, fez 2 a 0 no Brasiliense, com dois gols de pênalti, e embora sua situação ainda seja complicada, ao menos se manteve fora da zona de rebaixamento, três pontos à frente do primeiro time que, hoje, estaria caindo para a Série C.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
10min - A bola é levantada para a área, o goleiro dá rebote e Zé Carlos, da entrada da grande área manda no poste de Guto.
13min - Gustavo escora de cabeça e Eder bate de sem pulo, de esquerda, mas o goleiro Juninho defende no centro da meta.
25min - Lauro manda para a área e Zé Carlos dá um vôo e cabeceia, mas a bola sai à direota da meta de Guto.
43min - Marcos Denner domina na grande área, se livra do zagueiro, mas chuta no meio da meta e o goleiro segura.
SEGUNDO TEMPO
4min - GOL DO JUVENTUDE!!!
O goleiro Guto derruba Zé Carlos, na pequena área e o juiz marca pênalti. Mendes, com paradinha, manda rasteiro no canto direito.
Após.
28min - Ailson bate fala frontal, com força, mas o goleiro dá o tapa e manda para escanteio.
39min - GOL DO JUVENTUDE!!!
O goleiro Guto faz novo pênalti, em Zezinho e é expulso. Com Gustavo no gol, Marcos Denner bate rasteiro no canto esquerdo.
LEIA MAIS SOBRE O JUVENTUDE
PÁGINA DO BRASILIENSE
BRASILEIRO DA SÉRIE B
Já o Brasiliense, que trocara de técnico e havia iniciado uma reação na rodada anterior, na estreia com vitória de Reinaldo Gueldini, estaciona com os mesmos 27 pontos do Juventude devido à derrota. O clube do Distrito Federal poderia já estar com 30 pontos e sonhando com a aproximação ao G-4, mas acabou sofrendo uma punição do STJD, de perda de três pontos, devido ao fato de que atletas foram flagrados em exame antidoping no jogo contra o próprio Juventude, no primeiro turno.

Na noite de Caxias do Sul, o desesperado Juventude começou a partida indo para cima e do Brasiliense e, aos 10min, já tinha cinco escanteios contra a meta adversária e uma bola no postem chutada por Zé Carlos. O time visitante apenas se defendia e cometia faltas em excesso para conter o ímpeto do inimigo.

Com o passar do tempo, o ritmo dos donos da casa foi diminuindo e, mesmo que a equipe continuasse superior, o Brasiliense começou a arriscar algumas escapadas, especialmente pelo lado direito do ataque, mas ainda assim as bolas não chegavam em boas condições até o centroavante Gustavo, isolado entre os zagueiros adversários.

Ao final da primeira etapa a torcida alviverde já começou a se impacientar, não só com os jogadores, que apesar da insistência erravam o chute final, mas também com o árbitro, considerando que estaria prejudicando a equipe. "Estamos com mais volume, mas temos de traduzir isso em gol", reclamou o técnico Ivo Wortmann, do Juventude.

Pelo lado do Brasiliense, o pouco acionado atacante Gustavo admitiu naquele intervalo da partida que "nosso time está muito recuados, precisamos apertar lá na frente para conseguir marcar".

O Juventude voltou para o segundo tempo sem o zagueiro Bruno Teles, devido a um corte sofrido na cabeça, e entrou o volante Gustavo, o que teoricamente tornava o time mais ofensivo. E com essa nova formação, logo aos 4min os donos da casa abriram o placar. O goleiro Guto cometeu pênalti em Zé Carlos e Mendes cobrou com perfeição, fazendo o 1 a 0.

Mesmo em desvantagem, o Brasiliense não conseguia atacar e era o time gaúcho que seguia mais perigoso e próximo de ampliar o escore.

Sem ver alternativas de penetração na área do Juventude, os jogadores do Brasiliense demonstravam nervosismo, impaciência, e as faltas seguiam se acumulando, assim como o número de cartões que distribuía o árbitro da partida.

O lance que acabou definindo a partida ocorreu aos 39min. O goleiro Guto cometeu outro pênalti, esse sobre Zezinho e acabou expulso de campo. Como o técnico já havia queimado as três substituições possíveis, o atacante Gustavo assumiu a função de goleiro, mas fracassou na tentativa de defesa, e Marcos Denner fez o 2 a 0, e ali liquidou o jogo..

JUVENTUDE 2x0 BRASILIENSE

Juventude
Juninho; Douglas, Nenê e Bruno Teles (Gustavo); Bruno, Leanderson, Lauro, Zé Carlos (Léo Dias) e Ivo; Marcos Denner e Mendes (Zezinho)
Técnico: Ivo Wortmann

Brasiliense
Guto; Anderson, Moacri, Ailson e Edinho; Juninho, Flávio (Rodriguinho), César Gaúcho e Iranildo (Maninho); Gustavo e Éder (Thiago Félix)
Técnico: Reinaldo Gueldini

Data: 08/09/2009 (terça-feira)
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Frederico Honorato Moreira (SC)
Auxiliares: Ângelo Rudimar Bechi e Rosnei Hoffmann (SC)
Cartões amarelos: Leanderson, Bruno, Lauro, Zé Carlos (Juventude); Anderson, Flávio. Guto, Edinho, Juninho, César Gaúcho (Brasiliense)
Cartão vermelho: Guto (Brasiliense)
Gols: Mendes (aos 4min) e Marcos Denner (aos 39min do 2º tempo)

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host