!
UOL - O melhor conteúdo
Figueirense bate Juventude e alcança o G-4 na Série B - 16/10/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
16/10/2009 - 22h53

Figueirense bate Juventude e alcança o G-4 na Série B

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre
O Figueirense alcançou o G-4 na noite desta sexta-feira, em jogo pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Atuando em casa, derrotou o Juventude por 3 a 1 e, assim, ultrapassou o Atlético-GO, assumindo a 4ª colocação.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
7min - GOL DO FIGUEIRENSE!!!
Egídio tabela com Lucas e manda o cruzamento para a área. Schwenck nem precisa pular para cabecear no canto esquerdo.
33min - GOL DO FIGUEIRENSE!!!
Fernandes faz excelente lançamento para Schwenck, que invade a área pela direita e, na saída do goleiro, bate de pé direito e manda para a rede.
40min - GOL DO JUVENTUDE!!!
Levantamento da direita e Marcos Denner sobe mais que os zagueiros e manda de cabeça no canto direito de Wilson.
44min - GOL DO FIGUEIRENSE!!!
Fernandes domina na entrada da grande área e manda de pé direito. A bola desvia no zagueiro, engana Juninho e vai para a rede.
SEGUNDO TEMPO
18min - Egídio cobra falta no ângulo superior esquerdo e Juninho salva com enorme dificuldade.
24min - Maycon bate cruzado, da ponta esquerda. e Wilson faz defesa segura no canto direito.
44min - No contra-ataque, Vinicius Pacheco chega sozinho na cara do goleiro e manda no canto direito, mas Juninho salva a escanteio.
LEIA MAIS SOBRE O JUVENTUDE
PÁGINA DO FIGUEIRENSE
BRASILEIRO DA SÉRIE B
O Alvinegro catarinense chegou a 51 pontos, um a mais que o clube goiano, mas esse ainda terá de jogar no complemento da rodada, em casa, contra a Portuguesa, na tarde deste sábado, e pode recuperar o lugar caso vença.

Já o Alviverde gaúcho, em situação bem pior, segue perto da zona de rebaixamento. Permanece com 34 pontos, dois apenas à frente da faixa da tabela que indica os quatro que cairão para a Série C. E dos cinco que estão abaixo dele, quatro ainda terão de jogar na rodada.

Empurrado por uma torcida entusiasmada, o Figueira partiu para cima assim que o árbitro apitou o começo do jogo, e logo aos 7min conseguiu abrir o placar. O gol foi de Schwenck, que aproveitou um levantamento da direita e nem precisou pular para cabecear no canto do goleiro Juninho, tamanha a liberdade que recebeu dentro da grande área do time visitante.

O Juventude não se encontrava na partida e, além de não conseguir dar objetividade nas suas tentativas de ataque, ainda proporcionava espaços aos donos da casa, que ficavam mais próximos de aumentar a vantagem do que de ceder a igualdade.

Essa tendência acabou se confirmando aos 33min, outra vez através de Schwenck, que de novo livre dentro da área, não desperdiçou a chance e ampliou para 2 a 0. A partir de então, com sua situação complicadíssima, o Juventude aprontou uma correria e até descontou com Marcos Denner, aos 40, mas seguia desorganizado e pouco depois, aos 44, tomou o terceiro, com o que o placar encerrou naquela primeira etapa.

"O jogo está bonito, corrido, mas vamos ter que manter a atenção para consolidar essa vitória", disse Fernandes, no intervalo. No lado do Juventude, abatimento, como revelou o atacante Marcos Denner ao dizer "vamos ter que vir bem melhores no segundo tempo para reverter".

Desesperado, o treinador Ivo Wortmann tomou medidas radicais. Sacou um zagueiro, Irineu, colocando o volante Jackson no lugar; e mandou também a campo o atacante Mendes, em substituição ao volante Gustavo. E com essa estrutura mais agressiva, o time gaúcho conseguiu empurrar o Figueira para as proximidades da sua área, mas não conseguia a penetração.

A pressão do Alviverde não causava maiores sustos e o time catarinense seguia administrando bem a folga que tinha no marcador. A torcida, eufórica - embora não muito numerosa - fazia festa nas arquibancadas e pedia "mais um" nas poucas oportunidades em que o time atacava.

Na medida em que passava o tempo, o desencontrado time do Juventude dava sinais de desânimo, diante das infrutíferas tentativas de furar o bloqueio defensivo do inimigo. E num ritmo cada vez mais lento, o Juventude foi aos poucos se entregando, a ponto de apenas ver os minutos finais se esgotarem sem criar nais nada de perigo.

FIGUEIRENSE 3x1 JUVENTUDE

Figueirense
Wilson; Lucas (Alê), Roger Carvalho, Toninho e Egídio; Jeovânio, Roberto Brum, Paulinho e Fernandes; Maicon (Paulo Sérgio) e Schwenck (Vinicius Pacheco)
Técnico: Márcio Araújo

Juventude
Juninho; Douglas, Nenê e Irineu (Jackson); Bruno, Walker, Gustavo (Mendes), Tiago Renz e Bruno Teles (Maycon); Diego Rosa e Marcos Denner
Técnico: Ivo Wortmann

Data: 16/10/2009 (sexta-feira)
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Árbitro: William de Souza Nery (RJ)
Auxiliares: João Coelho de Albuquerque e Francisco Pereira de Souza (RJ)
Cartões amarelos: Schwenck (Figueirense); Tiago Renz, Diego Rosa, Maycon (Juventude)
Gols: Schwenck (aos 7 e 33min), Marcos Denner (aos 40) e Fernandes (aos 44min do 1º tempo)

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host