Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

!
UOL - O melhor conteúdo
No contra-ataque, Ponte vence, ainda sonha e deixa Figueirense longe do G-4 - 24/10/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
24/10/2009 - 18h06

No contra-ataque, Ponte vence, ainda sonha e deixa Figueirense longe do G-4

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O contra-ataque da Ponte Preta complicou a situação do Figueirense na busca pelo acesso à Série A. Mesmo jogando em Florianópolis, a equipe paulista venceu por 2 a 1, na tarde deste sábado, e, apesar das dificuldades, manteve as esperanças de chegar ao G-4. Já o rival se distanciou do grupo dos quatro melhores na reta decisiva da Série B.

ANÁLISE DO NETO
Neto
Pra mim esse campeonato já está praticamente fechado
BLOG DO NETO
PÁGINA DA SÉRIE B
Aliás, a situação do Figueirense mudou muito num espaço de apenas sete dias. No sábado passado, com o revés do Atlético-GO para a Portuguesa, o elenco catarinense havia confirmado sua entrada no G-4. Mas perdeu as duas rodadas seguintes (Vila Nova-GO e Ponte Preta) e estacionou em 51 pontos, cinco a menos que os atleticanos, que ocupam a quarta colocação.

Já a Ponte Preta atravessa um bom momento. Alcançou sua terceira vitória consecutiva, mas contabiliza 49 pontos e depende de um "milagre" nas últimas seis partidas para retornar à elite do futebol nacional. "Nossa equipe ainda sonha. Demonstramos poder de reação. Agora é vencer e torcer por tropeços dos adversários", comentou o atacante Evando, autor de um dos gols da Ponte.

Hoje, como já era esperado, o Figueirense adotou uma postura ofensiva. Tentou de todas as formas superar a forte marcação da Ponte Preta. Quando conseguiu, falhou na finalização. O atacante Rafael Coelho, artilheiro da equipe (13 gols), era o mais perigoso. Até então, a Ponte Preta pouco havia produzido ofensivamente. O goleiro Wilson era um mero espectador.

No entanto, foi eficiente em sua primeira grande oportunidade. Aos 42min, após rápido contra-ataque, Fabiano Gadelha tocou para Evando, que fez o primeiro dos paulistas. Na comemoração, o ex-jogador do Avaí fez sinal de silêncio para a torcida do Figueirense, que ficou revoltada com a atitude do atacante.

"Precisamos ter muita tranquilidade. Tivemos o domínio do jogo, mas a estratégia da Ponte deu certo", lamentou o meia Fernandes (Figueirense). Para a etapa final, a equipe treinada por Márcio Araújo não tinha alternativa. Precisava pressionar em busca do empate. Mas o retrato da partida lembrou muito que aconteceu nos primeiros 45 minutos.

Enquanto os donos da casa tinham mais posse de bola, a Ponte Preta balançava as redes. E novamente no contra-ataque. Aos 27min, Vicente cruzou com perfeição para Lins ampliar. Aos 41min, Fernandes descontou. O time de Campinas, que volta a jogar na próxima sexta-feira, contra o Vila Nova, em Goiânia. Um dia depois, o Figueirense pega o Brasiliense, em Taguatinga.

FIGUEIRENSE 1 x 2 PONTE PRETA

Figueirense
Wilson; Toninho (Roberto Firmino), Roger Carvalho (Diego Paulista) e Edson; Lucas, Paulinho (Vinícius Pacheco), Roberto Brum, Fernandes e Egídio; Schwenck e Rafael Coelho
Técnico: Márcio Araújo

Ponte Preta
Gilson; Dede, Jean, Dezinho e Vicente; Deda, Pirão, Danilo Portugal e Fabiano Gadelha (Willian Favone); Evando (Marrom) e Finazzi (Lins)
Técnico: Wanderley Paiva

Data: 24/10/2009 (sábado)
Horário: 16h10 (de Brasília)
Local: estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Jackson Massara dos Santos (RJ)
Cartões amarelos: Pirão, Fabiano Gadelha e Jean (Ponte Preta); Egídio e Vinícius Pacheco (Figueirense)
Gols: Evando, aos 42min do primeiro tempo; Lins, aos 27min, e Fernandes, aos 41min do segundo tempo

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host