Em situação complicada na Série C, o Criciúma, tradicional time catarinense que tem em seu currículo o título da Copa do Brasil, teve um alento neste domingo. Já nos acréscimos, a equipe venceu o Brasil de Pelotas-RS por 3 a 2, em casa, e diminuiu as chances de ser rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro.
A equipe permanece na quarta posição do grupo D com sete pontos e mantém quatro de distância para o último colocado Marcílio Dias-SC. Ainda há remotas possibilidades de se classificar, mas teria que alcançar o próprio Brasil de Pelotas, vice-líder da chave com dez pontos, ou o líder Marília-SP, com onze e ainda três jogos a fazer.
O resultado foi comemorado pelos jogadores que fizeram uma oração no gramado ao final da partida. Herói do jogo, Glaydson desabafou. "O que temos passado não é brincadeira, mas honramos essa camisa. Temos trabalhado firme e forte. Conseguimos reverter o placar e o torcedor pode sair feliz", disse, emocionado.
A equipe catarinense começou melhor o jogo, com o meio campo organizado e envolvendo o adversário. A postura tática logo deu resultado e a equipe fez dois gols com Ricardo Lobo aos 28 minutos do primeiro tempo e Glaydson, em bela cobrança de falta, aos 40.
Depois disso, no entanto, o jogo mudou. O time adversário cresceu e conseguiu anular os pontos fortes dos mandantes até marcar dois gols com Acerola, aos 42 minutos do primeiro tempo, e Galego, aos 37 minutos da etapa final. Apenas nos acréscimos, Glaydson mostrou garra e novamente apareceu.
Pelo grupo B, todos os jogos aconteceram neste domingo. O líder Asa-AL, com 13 pontos, perdeu a chance de se classificar por antecipação para a próxima fase ao ser derrotado pelo Salgueiro, que assumiu a vice-liderança com 12. Paulo Rangel marcou o único gol da partida.
Na parte de baixo da chave, o CRB-AL passou pelo Confiança-SE por 2 a 1 e saiu da lanterna, agora assumida pelo adversário. Leonardo e Lúcio marcaram os gols da vitória, enquanto Cristiano Alagoano descontou para a equipe sergipana.
Já no duelo pelo grupo A, o Águia-PA poderia ter assumido a primeira colocação, mas foi derrotado pelo Luverdense-MT, em casa, por 2 a 0, com dois gols de Simião, aos cinco minutos do segundo tempo, de cabeça, e aos 42 minutos. Com a vitória, o time do Mato Grosso mantém vivas as chances de classificação. Mas, para isso, terá que torcer por tropeços de Paysandu e Águia, primeiro e segundo colocados, respectivamente.
Pelo Grupo C, o Ituiutaba-MG aplicou uma goleada por 5 a 0 sobre o Mixto-MT e ainda tem chances de passar à próxima fase, enquanto o adversário segura a lanterna com quatro pontos e luta com o Gama para não ser rebaixado.
Terceiro colocado, o time do triângulo mineiro foi a oito pontos e se aproximou do segundo colocado Guaratinguetá, com nove. O América-MG, que perdeu a invencibilidade no sábado, é o líder da chave com 13 pontos. Matheus, de pênalti, Lucio Flávio, Paulinho Pedalada, com dois gols, e Romarinho marcaram para o time da casa.