Com a vitória por 3 a 0 deste domingo, em Pretoria, pela terceira rodada da Copa das Confederações, a seleção brasileira manteve um tabu de 27 anos sem derrotas para a Itália.
O último revés do time nacional para os italianos aconteceu na segunda fase da Copa do Mundo de 1982, na Espanha. A
Azzurra venceu por 3 a 2 e eliminou os comandados de Telê Santana, que jogavam pelo empate.
De lá para cá, os times se enfrentaram cinco vezes, com três vitórias brasileiras e dois empates, sendo um no jogo que decidiu o Mundial de 1994, disputado nos Estados Unidos, nos pênaltis.
A seleção de Dunga já havia ganho dos italianos em fevereiro deste ano, por 2 a 0, em amistoso disputado na cidade de Londres, com gols de Elano e Robinho.
A Itália entrou para a lista dos times que perderam por mais de uma vez na gestão do treinador gaúcho, iniciada em 2006. A equipe europeia agora faz companhia a Chile, Equador, Argentina e Uruguai.
O próximo adversário do Brasil, já pelas semifinais da Copa das Confederações, será a África do Sul. Os dois times não se enfrentam desde 1997, quando os pentacampeões venceram por 2 a 1. A partida ocorre na próxima quinta-feira, às 15h30 (de Brasília), em Johanesburgo.
EmbaloO triunfo deste domingo também foi o sexto seguido da seleção brasileira - é a melhor sequência até agora sobre o comando do técnico Dunga.