O Barcelona iniciou bem a defesa do título espanhol. Nesta segunda-feira, o time catalão recebeu o Sporting Gijón no fechamento da primeira rodada do torneio e, mesmo sem mostrar seu melhor futebol, derrotou o adversário por 3 a 0, com três gols de cabeça, sem maiores dificuldades.
Para a partida, o Barcelona não contou com Lionel Messi, que havia pedido para ficar de fora para se concentrar com a seleção argentina para o jogo contra o Brasil, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo-2010. Os
blaugranas ainda tiveram que vencer o cansaço - na sexta-feira o time sagrou-se campeão da Supercopa Europeia ao bater o Shakhtar Donetsk por 1 a 0 na prorrogação.
Logo aos quatro minutos, o Barcelona chegou com perigo. Ibrahimovic recebeu sozinho, mas errou na hora do chute e mandou a bola longe. O Sporting Gijón se arriscou aos dez. Após jogada pela esquerda, Diego Castro recebeu na cara do goleiro Victor Valdés e chutou por cima.
O Barcelona não demorou muito pra fazer valer sua superioridade. Aos 17, Xavi cruzou da esquerda, Keita cabeceou e Bojan, quase embaixo da trave, também tocou de cabeça para abrir o placar. Sem ser incomodado, o time catalão tratou de tocar a bola.
Os donos da casa só voltariam a pressionar os adversários aos 40. Ibrahimovic recebeu passe de Xavi, mas bateu fraco e facilitou a defesa de Juan Pablo. Dois minutos depois, Maxwell roubou uma bola, puxou contra-ataque e tocou para Bojan, mas a defesa tirou pela linha de fundo.
Na cobrança de escanteio, Daniel Alves levantou na área e Keita, de cabeça, ampliou. Mesmo sem apresentar seu melhor futebol, o Barcelona praticamente não foi ameaçado nos primeiros 45 minutos.
Na segunda etapa, os
blaugranas quase fizeram o terceiro aos três minutos. Depois de uma boa troca de passes, Maxwell cruzou rasteiro e o goleiro Juan Pablo se antecipou à chegada de Ibrahimovic. Aos sete, Bojan chutou para fora e acertou a rede pelo lado de fora.
Em um dos poucos avanços do Sporting Gijón, Victor Valdés defendeu um chute de Bilic aos 13. Os visitantes se animaram e criaram duas boas oportunidades. Aos 18, Valdés espalmou uma batida de Barral; no minuto seguinte, a finalização de Grégory passou perto da trave.
Em uma nova jogada pelo alto, o Barcelona esteve perto de ampliar. Em escanteio cobrado pela direita, Keita novamente levou a melhor sobre a defesa e cabeceou; a bola bateu na trave. Ibrahimovic viu Juan Pablo defender sua cabeçada aos 29, mas o atacante logo se redimiu.
Daniel Alves levantou da direita aos 37 e a defesa do Sporting Gijón tentou afastar. A bola foi para a área e o sueco, de peixinho, marcou o terceiro do Barça. Estava definida a vitoriosa estreia dos blaugranas no Camp Nou.