Barcelona e Real Madrid disputam jogo a jogo a liderança do Campeonato Espanhol. Hoje, o elenco catalão fez a "lição de casa" e manteve 100% de aproveitamento. Com gol do jovem Pedro, derrotou o Almería por 1 a 0, no Camp Nou, e vai dormir na primeira colocação isolada da temporada 2009/2010. Agora secará o rival madrileno, que entra em campo apenas neste domingo.
Com isso, o Barcelona, dos brasileiros Daniel Alves e Maxwell, sobe para 18 pontos, três à frente do Real. Aliás, o Barcelona pode encerrar a sexta rodada sozinho na ponta. Amanhã, o Real Madrid terá, para muitos, seu principal duelo desde a chegada dos "galácticos" Kaká e Cristiano Ronaldo. Irá até Sevilha enfrentar o Sevilla, do atacante Luis Fabiano e que contabiliza 12 pontos.
Por isso, o técnico Guardiola não pretendia falhar em casa, principalmente diante de um adversário que só havia somado seis pontos na competição. Desta forma, adotou uma postura ofensiva desde o começo. E, mesmo sem ser brilhante, passou a criar chances. O argentino Messi era um dos mais perigosos. Teve duas boas oportunidades com apenas 15min de jogo.
Raramente, o Almería levava perigo ao gol defendido por Valdés. Enquanto isso, o elenco catalão insistia. Aos 18min, acertou duas vezes na trave na mesma jogada. A postura dos donos da casa deu resultado. Aos 31min, o jovem Pedro fez um golaço e colocou o Barcelona em vantagem no marcador. Isso deu ainda mais tranquilidade para os atuais campeões nacionais.
Pouca coisa mudou no segundo tempo. O Barcelona continuou mantendo a superioridade em campo. Xavi, Rafa Márquez, Messi e Ibrahimovic tentaram ampliar o marcador. No entanto, o elenco catalão parou num dia inspirado do goleiro brasileiro Diego Alves, que fez boas defesas e evitou um placar mais elástico.
Ainda neste sábado, o Atlético de Madri, do brasileiro Cléber Santana, derrotou o Zaragoza por 2 a 1, na capital espanhola, subiu para seis pontos e começa a respirar na tabela. Jurado e Antonio Lopez marcaram para os anfitriões, enquanto o ex-corintiano Ewerton descontou para o rival.
Já o La Coruña cresceu na classificação. Com anotado por Colotto, aos 16min do segundo tempo, derrotou o Tenerife por 1 a 0, fora de casa, e chegou aos 12 pontos.
Atualizado às 19h03