O Villarreal não consegue se firmar no Campeonato Espanhol. Seis após derrotar o Valladolid por 3 a 1 e dar salto na classificação, a equipe do brasileiro Nilmar voltou a decepcionar. Com uma apresentação apática, caiu diante do Sporting de Gijón por 1 a 0, fora de casa, na abertura da 12ª rodada da temporada 2009/2010.
Com isso, para em 12 pontos e não consegue se desgarrar da incomoda zona de rebaixamento. Aliás, tem uma campanha pífia como visitante. Até o momento, jogou cinco partidas fora de casa, acumulando quatro derrotas e um empate. O time de Gijón, que segue invicto em seu estádio, chega aos 20 pontos.
Alias, o Sporting comprovou esse melhor momento e foi superior no primeiro tempo. Jogando em casa, tomou a iniciativa da partida e criou boas oportunidades. Gregory, por exemplo, teve duas chances no começo do duelo. Aos 22min, o atacante Barral aproveitou vacilo da defesa visitante e bateu forte, acertando a trave de Diego López.
Mesmo assim, o elenco de Gijón não conseguiu transformar essa superioridade em gol. Já o Villarreal não levava perigo ao gol defendido por Juan Pablo. Sua principal dificuldade estava na articulação das jogadas. Com isso, o brasileiro Nilmar e seu companheiro Rossi foram poucos acionados e passaram despercebidos nos primeiros 45 minutos.
A expectativa é que essa apatia pudesse acabar na etapa final. Não acabou. Apesar de não ver o adversário diminuir sua intensidade ofensiva, não conseguia criar. Diante disso, Nilmar foi substituído. Em casa, foi figura apagada e não deu um chuto certo sequer em toda a partida. Mas a alteração não surtiu resultado esperado.
Pior: Aos 27min, Gonzalo cometeu pênalti e ainda recebeu o cartão vermelho. López defendeu a cobrança, mas Bilic aproveitou o rebote e fez 1 a 0. O prejuízo poderia ter sido ainda pior. Aos 43min, outra penalidade para os donos da casa. Bilic bateu, mas Lopez evitou o segundo.