Recuperado de lesão, Daniel Alves recebe abraço de Messi após dar passe para o gol do argentino
Depois de suar para arrancar um empate na Alemanha contra o Stuttgart, durante a semana, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, o Barcelona voltou a sofrer neste sábado para superar o Málaga por 2 a 1, em casa, e seguir na ponta do Campeonato Espanhol. O confronto, válido pela 24ª rodada da competição, foi disputado no estádio Camp Nou.
Com o resultado, o Barça recuperou a primeira posição na tabela do Nacional, uma vez que chegou a ser ultrapassado temporariamente pelo Real Madrid, que goleou o Tenerife por 5 a 1, longe dos seus domínios, também neste sábado. O time catalão soma agora 61 pontos, dois a mais que o rival da capital espanhola.
Mesmo atuando em casa, o Barcelona sofreu com a pressão do adversário e quase levou o primeiro gol da partida aos 8 minutos, quando o português Duda cobrou falta direto ao aproveitar uma falha da barreira da equipe catalã. Atento, o goleiro Víctor Valdés fez boa defesa.
Sem muito brilhantismo em campo, o Barcelona conseguiu responder na sequência. O brasileiro Daniel Alves, que voltou a ser escalado pelo treinador Josep Guardiola após ficar quatro partidas fora da equipe por causa de uma lesão muscular na perna direita, alçou na área e Lionel Messi cabeceou para fora.
Os atuais campeões do Espanhol iniciaram a segunda etapa apáticos. Mas o atacante Ibrahimovic deu emoções ao jogo ao quase marcar duas vezes. Na primeira tentativa, o camisa 9 desviou de cabeça um passe de Messi, mas o goleiro do Málaga defendeu. Em seguida, o jogador sueco, de novo de cabeça, encobriu Munúa, mas o zagueiro Weligton tirou em cima da linha.
O primeiro gol do Barcelona só saiu aos 23 minutos. Apagado no segundo tempo, o jovem Pedro conseguiu se livrar da marcação e chutou forte, de fora da área, para acertar o canto direito do goleiro Gustavo Munúa.
Em vantagem no placar, o Barça relaxou e cedeu o empate aos 35 minutos. Em boa tabela com o nigeriano Obinna, o meia-atacante Valdo foi lançado, partiu em velocidade e bateu na saída de Víctor Valdés. Mas, três minutos depois, os anfitriões voltaram a marcar para manter a liderança do Nacional. Depois de um excelente passe de Xavi, Daniel Alves recebeu livre na ponta direita da área e rolou para Messi, que só teve o trabalho de completar para garantir a vitória dos donos da casa.
Nos minutos finais, Ibrahimovic marcou, mas o juiz anulou o gol ao assinalar falta do sueco, que empurrou Rubinos Pérez.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas