Jogadores do Valencia comemoram o primeiro gol de David Silva na partida contra o Athletic Bilbao
O Valencia está recuperado do revés diante do Mallorca e se aproximou da classificação à próxima edição da Liga dos Campeões. Com dois gols de David Silva, derrotou o Athletic Bilbao por 2 a 0, nesta quinta-feira, no estádio Mestalla, e, de quebra, manteve o rival afastado do G-4 do Campeonato Espanhol.
A seis rodadas para o encerramento da competição nacional, o Valencia continua tranquilo na terceira colocação da temporada 2009/2010, agora com 59 pontos. O quinto colocado e primeiro fora da zona de classificação para o principal torneio entre clubes da Europa é o Sevilla, que contabiliza 51 pontos. O Athletic, por outro lado, para em 48 pontos e permanece em sexto.
Como já era esperado, o Valencia tomou a iniciativa da partida e passou a pressionar o Athletic Bilbao. Aos 8min, por exemplo, Joaquin cabeceou para fora, desperdiçando uma grande oportunidade. Os visitantes, por outro lado, quase não assustaram o goleiro César na etapa inicial. Para se ter ideia, finalizou apenas uma vez nos primeiros 45 minutos.
Os anfitriões não desistiam. Aos 29min, Baraja também pecou na finalização. De tanto insistir, chegou ao seu primeiro gol, aos 34min, com David Silva. O gol deu mais tranqüilidade para o time treinado por Unai Emery. Mesmo em vantagem, o Valencia manteve o bom ritmo, apesar de não criar outras boas chances. No primeiro tempo, por exemplo, teve mais de 60% de posse de bola.
O Athletic voltou com uma postura diferente, adiantando sua marcação. Mas a estratégia não deu certo. O Valencia continuou melhor e, de quebra, era eficiente nas finalizações. Aos 17min, o inspirado David Silva recebeu dentro da área e fez 2 a 0, selando a vitória dos donos da casa.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas