![]() Messi marcou duas vezes na goleada do Barcelona sobre o Tenerife pelo Espanhol |
Após gol de Messi, Román chegou a empatar a partida para o Tenerife ainda no primeiro tempo
Mas o Barça marcou três vezes na etapa final, com Bojan (foto), Pedro e Messi, e garantiu a vitória
Com grande atuação de Messi, que marcou duas vezes e deu uma assistência, o Barcelona não jogou bem, mas goleou nesta terça-feira o Tenerife em casa por 4 a 1 na antepenúltima rodada do Campeonato Espanhol. Com a vitória, o Barça abre quatro pontos sobre o Real Madrid e volta a jogar pressão nos merengues, que entram em campo na quarta-feira, às 17h, horário de Brasília, para pegar o Mallorca fora de casa, com acompanhamento do Placar UOL Esporte.
Com o cruzamento que gerou o primeiro gol do Barcelona e a assistência para o segundo e o terceiro, Daniel Alves chega a 13 passes para gol na temporada, exatamente no jogo que marcou sua centésima partida com a camisa azul-grená. O grande destaque do jogo, porém, foi Messi, que ficou apagado durante boa parte da partida, mas saiu de campo com uma assistência e dois gols, chegando ao 31º na Liga.
O Barcelona volta a campo no próximo final de semana para pegar o Sevilla fora de casa. Depois, fecha a competição recebendo o Valladolid.
O jogo
Ainda tentando se recuperar o baque sofrido com a eliminação traumática na Liga dos Campeões frente à Inter de Milão, o Barcelona voltava ao Camp Nou sem o mesmo apoio da torcida visto em outras partidas. Na arquibancada, muitos espaços vazios, raros quando o Barça joga em casa. A pressão por faturar pelo menos o Campeonato Espanhol fez com a equipe azul-grená atuasse muito diferente da suas características nos primeiros minutos de jogo.
Jogadas pela direita, com Messi mais centralizado, e muito chuveirinho na área, demonstrando afobação. Quando pôs a bola no chão, porém, as coisas melhoraram. Aos 12min, também pelo lado direito do ataque, Daniel Alves recebeu bola nas costas da zaga, saiu na cara do gol e, entre tocar e chutar, não fez nem um nem outro e acabou desperdiçando a chance.
A esquerda da zaga do Tenerife era o caminho e foi de lá que, aos 15min, Daniel Alves matou bola no peito, cortou um zagueiro e, de trivela, cruzou na cabeça de Ibrahimovic. O sueco ajeitou para Messi. A bola parecia longa, mas o craque argentino chegou antes do goleiro, deu um toque genial para tirar de Argoneses e abriu o placar.
O jogo parecia controlado. Messi não fazia grande partida, mas desequilibrara na hora que precisou. Aos 38min, porém, Puyol errou passe na defesa e deu nos pés de Manolo. Ele tocou rápido para Koné, que abriu o lance para Roman, que tocou na saída de Valdez e empatou. O Barça poderia ter voltado à frente no último lance do primeiro tempo, em escanteio batido direita, Bojan ficou sozinho na frente do gol, mas foi puxado pelo zagueiro. O árbitro nada marcou.
Logo no começo da segunda etapa, o Barça quase entregou mais um gol. Pique errou passe na zaga, mas foi salvo por Keitá. A equipe da casa tinha a posse de bola, mas criava pouco. Assim, quem brilhou foi Daniel Alves. O brasileiro fez linda jogada pela direita do ataque aos 17min, fintou um marcador e passou para Bojan, saindo de trás dos zagueiros, tocar na saída do goleiro.
Quando teve a tranqüilidade da vitória o Barça cresceu e fez o terceiro com Pedro, aos 31min, completando bom passe de Messi, que fez jogada pelo individual pelo meio e tocou para o jovem astro, que havia substituído Pique no intervalo. O Tenerife chegou a descontar aos 33min, mas Nino estava impedido e o gol foi anulado.
Já aos 47min da segunda etapa, Daniel Alves deu mais uma assistência. Da intermediária, viu Messi entrar na área e colocou nos pés do argentino, que dominou errado, arrumou o lance, tocou com classe e fez o quarto, o segundo dele no jogo.
Com a derrota, o Tenerife fica mais perto de voltar à segunda divisão espanhola, de onde saiu no final da última temporada. a equipe tem 35 pontos, assim como o Málaga, que fica atrás pelo saldo de gols, mas tem um jogo a menos.
Outras partidas
Também nesta terça-feira, o Villareal tropeçou fora de casa no Almería, perdeu por 4 a 2 e ficou mais longe da vaga na Liga Europa, caindo para a sétima colocação com o empate do Getafe frente com o Sporting de Gijón, 14º colocado. O Almería subiu duas posições: para a 11ª.
Fechando o dia, o Valência fez 3 a 1 no Xerez e garantiu-se matematicamente na Liga dos Campeões, na terceira colocação, com 68 pontos, ainda 21 atrás do vice-líder Real Madrid.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas