O brasileiro Wendel (esquerda) comemora com o companheiro de equipe Gourcuff, pelo Bordeaux
O brasileiro Wendel saiu do banco de reservas e se transformou no protagonista da vitória de virada do Bordeaux diante do Toulouse por 2 a 1, fora de casa, no encerramento da 19ª rodada do Campeonato Francês. O ex-cruzeirense fez o gol do resultado positivo dos atuais campeões nacionais, que ampliaram sua vantagem na liderança da temporada 2009/2010.
Com a vitória, a quinta consecutiva, o Bordeaux, dos também brasileiros Jussié e Fernando, subiu para 43 pontos, nove a mais que o segundo colocado Lille, que “ignorou”o fato de atuar fora de casa e goleou o Nancy por 4 a 0. O Montpellier, que derrotou o irregular Lyon por 2 a 1, aparece na terceira colocação, agora com 33 pontos.
A vitória, porém, não foi nada fácil para o Bordeaux. Logo aos 4min, Machado acertou um belo chute de fora da área e abriu o marcador para o Toulouse. A resposta foi rápida. Apenas quatro minutos mais tarde, Chamakh se movimentou bem e cabeceou para o fundo das redes. 1 a 1.
Para o segundo tempo, os donos da casa até tinham mais posse de bola e criavam algumas oportunidades. No entanto, aos 28min, Mbengue cometeu falta na entrada da área e acabou sendo expulso. O brasileiro Wendel, que entrou em campo apenas no segundo tempo, realizou a cobrança e contou com um desvio na barreira do Toulouse para selar mais uma vitória dos visitantes.
Em má fase, Lyon perde em casa
Definitivamente, o Lyon atravessa um momento complicado no Campeonato Francês. Hoje, foi surpreendido e perdeu para o Montpellier por 2 a 1, em pleno estádio Gerland. Com isso, contabiliza sete jogos sem vitória no Campeonato Francês e se distancia cada vez mais dos primeiros colocados. Ocupa a sexta colocação, com 30 pontos.
Os visitantes, aliás, foram melhores durante a partida. Abriu o marcador, aos 7min do segundo tempo, com Montaño, que tocou com classe no canto esquerdo do goleiro Hugo Lloris. O Lyon tentou evitar o revés. Aos 38min, Gomis, de cabeça, deixou tudo igual. Porém, teve pouco tempo para comemorar. Dois minutos mais tarde, Marveaux aproveitou falha da defesa rival e selou a vitória do Montpellier.
Ainda nesta quarta-feira, o Olympique de Marselha também decepcionou dentro de casa. Perdeu por 2 a 0 para o Auxerre --Oliech fez os dois tentos. Com isso, as duas equipes contabilizam 32 pontos cada uma. No entanto, o elenco de Marselha ainda leva vantagem no critério de desempate e ocupa o quarto lugar. Outros jogos: PSG 4 x 0 Grenoble; Lorient 3 x 2 Valenciennes; Le Mans 1 x 1 Monaco; Sochaux 2 x 0 Rennes; e Nice 2 x 2 Bolougne.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas