Enquanto o Olympique de Marselha já assegurou o título com antecedência, o Lyon ainda corre o risco de ficar fora da próxima edição da Liga dos Campeões. Jogando fora de casa, apenas empatou com o Valenciennes por 2 a 2, neste sábado, pela penúltima rodada da temporada 2009/2010.
Aliás, o time de Marselha, que perdeu para o segundo colocado Lille por 3 a 2, é o único classificado para o torneio continental (é o líder, com 75 pontos). Quatro equipes ainda lutam para ficar com as duas vagas restantes ao principal torneio continental. O próprio Lille ocupa a vice-liderança, com 70 pontos.
O Auxerre contabiliza 68 pontos e aparece na terceira colocação, após empatar sem gols diante do Lens. Já o Lyon, que chegou até à fase semifinal nesta edição da Liga dos Campeões, se complicou com o tropeço longe de seus domínios. Com o revés, ocupa a quarta posição (66 pontos).
No entanto, tem um detalhe a seu favor. Diferentemente de seus principais rivais, que têm apenas uma partida para disputar, a equipe dos brasileiros Cris e Michel Bastos entra em campo mais duas vezes. O Montpellier também entrou na briga pela classificação. Neste sábado, bateu o Lorient por 2 a 1 e chegou aos 66 pontos (quinto lugar).
Enquanto isso, o Lille depende apenas de si para chegar à competição europeia. No duelo deste sábado, tinha pela frente os atuais campeões. E o Olympique abriu o marcador, logo aos 7min, com Niang. Os anfitriões chegaram ao empate, com Cabaye, aos 28min, após cobrança de pênalti. Na jogada, o goleiro Mandanda, do Olympique, foi expulso.
Mesmo com um jogador a menos, o time de Marselha voltou a ficar em vantagem. E com gol brasileiro. Aos 45min da etapa inicial, Hilton aproveitou rebote e fez 2 a 1. No segundo tempo, o Lille partiu para cima. A pressão deu certo. Aos 36min, o também brasileiro Túlio de Melo cabeceou forte e selou o empate. No final, Debuchy virou e praticamente selou a vaga do Lille para a Liga dos Campeões.
Outros jogos: Monaco 2 x 1 Nancy; Rennes 2 x 2 Nice; Bordeaux 2 x 0 Sochaux; Saint-Etienne 0 x 1 Toulouse; Grenoble 2 x 0 Boulogne; e Le Mans 1 x 0 PSG.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas