Topo

Frango na prorrogação e 4 pênaltis perdidos eliminam M. United na Copa da Liga

Do UOL, em São Paulo

22/01/2014 20h28

O Manchester United está fora da final da Copa da Liga Inglesa, e a eliminação aconteceu da forma mais dramática possível: com frango na prorrogação e nos pênaltis, apesar do goleiro De Gea ter defendido duas cobranças. O Sunderland é o finalista, após derrota por 2 a 1 no jogo, mas vitória pelo mesmo placar nos pênaltis.

O Sunderland também evitou que o clássico de Manchester ocorresse na decisão, já que o City é o outro finalista, após eliminar o West Ham na última terça-feira.

De Gea, goleiro espanhol, acabou sendo o personagem do drama de Manchester. O time vermelho se classificava até o penúltimo minuto do 2° tempo da prorrogação, com uma vitória por 1 a 0 (e o uso de um regulamento bizarro, que só dá vantagem pelos gols fora de casa em caso de prorrogação - 2 a 1 para o Sunderland na ida), quando Bardsley arriscou chute de fora da área. A bola foi no meio do gol, mas De Gea falhou, levou um frango e o Sunderland parecia garantir sua vaga.

Nos acréscimos, porém, Chicharito Hernandez levou os torcedores do United à loucura ao relembrar os tempos de "Fergie Time", termo cunhado na Inglaterra para simbolizar os inúmeros gols salvadores feitos pelo time quando comandado por Alex Ferguson.

O 2 a 1, então, levou o jogo aos pênaltis. E lá a falta de pontaria foi o fator fundamental: dos 10 pênaltis cobrados, sete não entraram.

De Gea, que era o vilão até então, quis mudar a história e ser herói: pegou dois pênaltis e ainda viu um sair pelo alto. Seus companheiros, porém, não quiseram que o espanhol levasse as glórias: erraram quatro pênaltis.

Welbeck chutou para fora, também pelo alto. Januzaj viu o goleiro Mannone defender. Phil Jones também perdeu o seu e coube a Rafael, lateral-direito brasileiro, salvar o Manchester na última cobrança. Ele, porém, também parou nas mãos de Mannone, e o Sunderland avançou por 2 a 1 nas penalidades.

A queda na semifinal deixa a Liga dos Campeões como a última esperança de título do United na temporada. No Campeonato Inglês, o time amarga apenas a sétima colocação. Na Copa da Inglaterra, caiu para o Swansea. A Copa da Liga Inglesa também poderia servir para garantir o time em uma competição europeia em 2014/2015, já que o título vale vaga na Liga Europa.

Para o Sunderland, porém, a consagração: prestes a ser rebaixado no Inglês (é o 19°), mesmo que seja vice no torneio deve garantir a vaga na Liga Europa, já que o M. City deve conseguir sua vaga na Liga dos Campeões via Campeonato.