O Napoli havia deixado uma boa impressão nas últimas duas rodadas --empate heróico com o Milan e vitória de virada sobre a Juventus, fora de casa. Hoje, tinha pela frente um dos piores do Italiano. Bastava um resultado positivo para dormir na zona de classificação para a Liga dos Campeões. Mas fracassou. Com uma apresentação abaixo do esperado, não foi além de um empate sem gols contra o Catania, longe de seus domínios, pela abertura da 12ª rodada.
Com isso, sobe para 18 pontos, um a menos que o Milan, atual quarto colocado e que hoje estaria assegurado na próxima edição do torneio continental. O Catania, por outro lado, segue numa situação complicada. Até o momento, venceu apenas uma partida e contabiliza oito pontos. Ocupa a penúltima colocação e pode cair para a lanterna, caso o Siena (seis pontos) derrote o Genoa, em Gênova, no domingo.
Diante desse cenário e jogando ao lado de sua torcida, o Catania foi melhor no primeiro tempo. Só não saiu do zero por causa dos erros de finalização. Aos 3min, por exemplo, Morimoto bateu cruzado e quase abriu o marcador. Sete minutos mais tarde, Mascara cabeceou com perigoso.
O Napoli, por outro lado, lembrou bem pouco aquele time que havias conquistados bons resultados diante dos grandes nas últimas rodadas. Hoje, porém, pouco produziu. Quase não assustou o goleiro Andujar na etapa inicial. Já o Catania seguia pressionando. Aos 3min do segundo tempo, Morimoto desperdiçou outra boa chance.
A expectativa dos visitantes era encaixar um contra-ataque. Conseguiu isso apenas no começo do segundo tempo. Aos 3min, Lavezzi teve a chance, porém bateu em cima de Andujar. A partir daí, o duelo ficou equilibrado. O Napoli não tinha forças para atacar, enquanto Catania mostrava muita vontade, mas não levava tanto perigo ao gol adversário.