Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Com Felipe Melo vaiado, Juventus perde do lanterna; Roma vence e já é 4ª - 20/12/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Campeonato Italiano
 
20/12/2009 - 14h00

Com Felipe Melo vaiado, Juventus perde do lanterna; Roma vence e já é 4ª

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • A ala mais radical da torcida da Juventus voltou a se manifestar em tom racista na rodada do Campeonato Italiano deste domingo. Os torcedores aproveitaram o jogo da equipe contra o Catania, em Turim, para criticar a presença de negros no futebol do país, de acordo com a imprensa italiana.<br><br>Não há negros italianos, gritava a torcida 'Curva Sur' do Estádio Olímpico. Os cânticos também eram direcionados à equipe, que atravessa um péssimo momento desde que foi eliminada da Liga dos Campeões, assim como os dirigentes do clube. <br><br>Na temporada passada, a Juventus foi sancionada várias vezes pela justiça desportiva, com multas. Além disso, a equipe foi obrigada a jogar uma partida sem a presença de torcedores, após os insultos racistas de parte de seus seguidores ao jovem atacante italiano - que tem descendentes em Gana - da Inter, Mario Balotelli.

    A ala mais radical da torcida da Juventus voltou a se manifestar em tom racista na rodada do Campeonato Italiano deste domingo. Os torcedores aproveitaram o jogo da equipe contra o Catania, em Turim, para criticar a presença de negros no futebol do país, de acordo com a imprensa italiana.

    "Não há negros italianos", gritava a torcida 'Curva Sur' do Estádio Olímpico. Os cânticos também eram direcionados à equipe, que atravessa um péssimo momento desde que foi eliminada da Liga dos Campeões, assim como os dirigentes do clube.

    Na temporada passada, a Juventus foi sancionada várias vezes pela justiça desportiva, com multas. Além disso, a equipe foi obrigada a jogar uma partida sem a presença de torcedores, após os insultos racistas de parte de seus seguidores ao jovem atacante italiano - que tem descendentes em Gana - da Inter, Mario Balotelli.

Numa rodada marcada pelo adiamento de quatro partidas por causa da neve e do frio intenso, a Juventus comprovou sua fase irregular na temporada. Jogando em Turim, a equipe dos brasileiros Diego e Felipe Melo teve uma atuação apática perdeu para o lanterna Catania por 2 a 1. Já a Roma derrotou o Parma por 2 a 0 e entrou para a zona de classificação para a Liga dos Campeões.

A situação do time de Turim é conturbada. São dois tropeços seguidos na competição nacional para equipes modestas --antes, revés para o Bari. Para piorar, foi goleado dentro de casa pelo Bayern e acabou sendo eliminado na Liga dos Campeões. Com o revés, permanece com 30 pontos, um a menos que o segundo colocado Milan, que teve seu jogo adiado contra a Fiorentina. A Internazionale está em primeiro (36).

O primeiro tempo da partida em Turim foi um retrato do momento vivido pela equipe comandada por Ciro Ferrara. Por incrível que pareça, não deu um chute sequer contra o gol defendido por Andujar. Isso mesmo. Para piorar, ainda sofreu um gol do pior time do Italiano. Aos 21min, Tiago derrubou Spolli dentro da área. A arbitragem marcou pênalti.

Martinez precisou cobrar duas vezes para abrir o marcador. Sobrou para o brasileiro Felipe Melo, que, aos 32min, foi substituído e muito vaiado. Isso, aliás, não foi a primeira vez que aconteceu com o jogador da seleção brasileira. Esperava-se uma nova postura da Juventus no segundo tempo. E foi justamente o que ocorreu. Adiantou sua marcação e passou a criar algumas chances de gol.

Aos 6min, o brasileiro Diego bateu para fora dentro da área. Aos 18min, Salihamidzic arriscou chute rasteiro. A bola passa raspando a trave direita de Andújar. De tanto insistir, chegou ao empate. Aos 21min, Salihamidzic recebeu passe de Diego e fez 1 a 1. Continuou ofensivo. Porém, deu espaços para o contra-ataque. Num deles, aos 42min, Izco selou a surpreendente vitória do Catania.

Roma supera Parma e aparece no G-4

ASSISTA AOS GOLS DA PARTIDA

A Roma levou a melhor em duelo direto pelas primeiras posições do Campeonato Italiano. Hoje, derrotou o Parma por 2 a 0, subiu para 28 pontos e assumiu a quarta colocação. O Parma tem a mesma pontuação, porém perde para os romanos no critério de saldo de gols.

O jogo, porém, foi ruim no primeiro tempo. Poucas oportunidades de gol para as duas equipes. A Roma até insistiu em jogadas aéreas, mas não teve sucesso. Num dos raros momentos de perigo, aos 32min, o goleiro Mirante defendeu um arremate de Brighi. A etapa final teve outro desenho. Logo aos 3min, Burdisso aproveitou rebote e fez 1 a 0 para os donos da casa.

Três minutos mais tarde, Totti viu Mirante evitar o segundo. A bola bateu na trave e voltou para o goleiro do Parma. A Roma criou outras chances para ampliar, com num chute forte de Julio Baptista, aos 40min. Nos minutos finais, Paci foi expulso e deixou o Parma com dez em campo. Não bastasse isso, sofreu o segundo, com Brighi, nos acréscimos.

Outros jogos: Livorno 3 x 1 Sampdoria; Napoli 2 x 0 Chievo Verona; e Palermo 1 x 0 Siena. As partidas Genoa x Bari, e Udinese x Cagliari, que seriam disputadas hoje, além de Bologna x Atalanta, e Fiorentina x Milan, agendadas para o sábado, foram adiadas por causa do frio intenso.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host