Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Com 3 gols de Fábio Jr, América vence Ipatinga e homenageia Willian Morais - 13/02/2011 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Campeonato Mineiro
 
13/02/2011 - 19h02

Com 3 gols de Fábio Jr, América vence Ipatinga e homenageia Willian Morais

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
  • Fábio Júnior fez três gols na vitória do América sobre Ipatinga

    Fábio Júnior fez três gols na vitória do América sobre Ipatinga

Na primeira vez que entrou em campo após o assassinato do meia-atacante Willian Morais, em uma tentativa de assalto na capital mineira há uma semana, o América-MG conseguiu homenageá-lo com uma vitória, sua segunda seguida no Mineiro. O time americano venceu, de virada, o Ipatinga, por 4 a 1, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Invicto, a equipe de Mauro Fernandes assumiu a vice-liderança do certame, com sete pontos, obtidos em dois triunfos e um empate.

Nas entrevistas nos últimos dias e também antes do início do jogo, os atletas americanos destacaram a vontade de vencer a partida para dedicar o triunfo à memória do ex-companheiro, de apenas 19 anos. Ele foi assassinado com um tiro pelas costas, quando três assaltantes tentaram roubar uma correntinha de prata, na madrugada do domingo passado, dia 6, na Região da Pampulha, na Zona Norte de Belo Horizonte.

Ao marcar o gol de empate, aos 32 min do segundo tempo, Luciano tirou do calção uma fita preta, simbolizando o luto do time e ergueu uma das suas mãos aos céus, em homenagem a Willian Morais, que tinha contratado no início do ano, por empréstimo ao Corinthians, com reforço não apenas para o Campeonato Mineiro, mas também para o Brasileirão, competição que o América volta a disputar após nove anos. Fábio Júnior, que havia desperdiçado cobrança de pênalti, fez o segundo gol na etapa final.

O jogo com o Ipatinga, que marcou o retorno do time americano à Arena do Jacaré, estádio que teve papel fundamental no acesso da equipe à elite do futebol nacional, serviu também para a estreia do meia-atacante Camilo, cedido por empréstimo pelo Cruzeiro. Apesar de demonstrar não estar na sua melhor forma física, o jogador teve bons momentos e participou do gol americano marcado por Luciano. “Estou tentando pegar o ritmo”, observou o reforço americano.

O Ipatinga, que foi rebaixado para a Série C do Brasileiro, na mesma competição em que o América obteve acesso à Primeira Divisão, entrou em campo como o lanterna do Mineiro. O time do Vale do Aço, que havia sido goleado pelo Guarani, por 5 a 0, e empatado com o Funorte, em 1 a 1, buscava a sua reabilitação. Com preocupação principalmente defensiva, na maior parte do tempo, a equipe do interior dificultou a ação americana, que desperdiçou uma cobrança de pênalti, com Fábio Júnior, mas não evitou a sua segunda derrota, mantendo-se na última colocação.

Apesar do forte calor, o jogo começou movimentado em Sete Lagoas. O primeiro ataque foi do Ipatinga, com menos de um minuto. Leandro Brasília fez boa jogada pela direita e cruzou. O ex-americano Daniel Morais recebeu, girou e bateu, mas a bola saiu fraca facilitando a defesa de Flávio. O América respondeu aos 6 mim, com Marcos Rocha pela direita, que bateu cruzado. A bola passou à frente do gol adversário, mas ninguém do time da casa conseguiu tocar.

Aos 11 min, o atacante Fábio Júnior, que marcou gol nos dois primeiros jogos do seu time, desperdiçou cobrança de pênalti sobre o meia Camilo, marcado pelo árbitro Igor Junio Benevenuto. O experiente atacante bateu a penalidade, mas o goleiro Bruno fez a defesa, que motivou a equipe visitante. O América-MG demonstrou sentir o golpe.

Mais tranquilo em campo, nesse momento, o Ipatinga chegou ao seu gol. Aos 23 min, Luizinho fez boa jogada pela direita e cruzou para Wanderson. O camisa 10 do time do Vale do Aço chutou, a bola desviou em Micão e entrou no gol americano. Em desvantagem no placar, o time de Belo Horizonte ensaiou uma pressão, mas insistia muito nas bolas alçadas sobre a área adversária. O América ameaçava o adversário mais em bolas paradas. Irênio, aos 26 min, por exemplo, cobrou falta e Bruno defendeu.

Com a bola rolando, o América empatou aos 32 min. O estreante Camilo fez boa jogada pela direita e cruzou. A bola atravessou a área ipatinguense e encontrou Luciano para tocar e colocar a bola para dentro. Na comemoração, uma homenagem ao ex-companheiro Willian Morais, morto há uma semana. O mandante do jogo ainda tentou a virada no primeiro tempo, mas desperdiçou duas boas oportunidades criadas. Após ceder o empate, o Ipatinga recuou e só chegou mais uma vez à frente com Luizinho.

Depois de 24 minutos de intervalo, nove a mais que o normal, o América voltou com Rodrigo no lugar de Jean Batista. “O professor pediu para fechar mais o lado, para tentar impedir o avanço pelo lado direito do ataque deles”, explicou Rodrigo. Já o técnico Mauro Fernandes deu outra explicação: “achei que estava faltando um pouco de inspiração, por isso fiz a modificação”. O treinador Gérson Evaristo, por sua vez, manteve a formação ipatinguense e demonstrou preocupação em “encaixar a marcação”.

E o América voltou melhor para o segundo tempo. Logo aos 3 min, Fábio Júnior se redimiu e marcou, de cabeça, aproveitando cobrança de escanteio executada por Irênio. Logo depois do desempate, Luciano sentiu dores na coxa direita e foi substituído pelo atacante Eliandro, outro jogador emprestado pelo Cruzeiro e que fez sua estreia.

Na base da vontade, o Ipatinga partiu para a tentativa do empate, empurrando o América para o seu campo. A equipe da capital tentava encaixar o contra-ataque, e conseguiu seu objetivo no final da partida. Aos 33 min, quando Dudu mandou a bola no travessão. Aos 38 min, Fábio Júnior fez o seu segundo gol. Dessa vez convertendo pênalti sofrido por Marcos Rocha. Aos 44 min, Moisés sofreu pênalti. Ele queria fazer a cobrança, mas por determinação do banco, o artilheiro fez a cobrança, converteu e comemorou junto com Moisés, que tinha uma camisa coma  foto de Willian MOrais.

“Não deu para bater o pênalti, mas o mais importanteé que a homenagem foi feita, conquistamos a virtória e o Willian sabe que todos os jogadores vão lutar muito para dar o título para ele. Acho que o grupo está de parabéns porque soube tirar de um momento difícil, força, o grupo mostrou quye está de cabeça boa e vamos em busca do campeonato em homenagem a ele”, ressaltou. O América recebe o Funorte, na próxima rodada, na Arena do Jacaré, local também do jogo do Ipatinga contra o Cruzeiro, no sábado que vem.

AMÉRICA-MG 4 X 1 IPATINGA

AMÉRICA-MG

Flávio; Marcos Rocha, Micão, Gabriel e Jean Batista (Rodrigo); Dudu, Leandro Ferreira, Irênio (Moisés) e Camilo; Luciano (Eliandro) e Fábio Júnior

TÉCNICO: Mauro Fernandes

IPATINGA

Bruno, Luizinho, Marcelinho, Duílio e Marinho Donizete (Willian Júnior); Élder (Rodrigo Antônio), Denílson, Leandro Brasília e Wanderson (Júlio César); Chiquinho e Daniel Morais

TÉCNICO: Gérson Evaristo

Data: 13/2/2011 (domingo)

Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)

Árbitro: Igor Junio Benevenuto

Assistentes: Marconi Helbert Vieira e Pablo Almeida Costa

Cartões amarelos: Irênio (A), Jean Batista (A), Élder (I), Daniel Morais (I), Gabriel (A), Micão (A), Duílio (I)

Gols: Wanderson, aos 23 min, Luciano, aos 32 min do primeiro tempo; Fábio Júnior, aos 3 min e 38 min e 44 min do segundo tempo

Comentários 0

Avatar do usuário

Avatar do usuário

960

Compartilhe:

Ao comentar você concorda com os termos de uso

  • Todos
  • Mais curtidos
  • Escolha do editor
    Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
    Leia os termos de uso

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host