Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Em clássico emocionante, Cruzeiro vence América e garante vaga na semifinal - 27/03/2011 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Campeonato Mineiro
 
Cristiano Trad/O Tempo/AE

Thiago Ribeiro comemora 1º gol na vitória do Cruzeiro sobre o América-MG

27/03/2011 - 17h58

Em clássico emocionante, Cruzeiro vence América e garante vaga na semifinal

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Em um clássico emocionante, cheio de alternativas, o Cruzeiro venceu o América-MG, de virada, por 3 a 2, na tarde deste domingo, no estádio Melão, em Varginha, isolando-se ainda mais na liderança do Campeonato Mineiro, com 22 pontos. Em função do empate, em casa, do Villa Nova com o Ipatinga, por 2 a 2, o time de Cuca garantiu sua classificação às semifinais com duas rodadas de antecedência.

CONFIRA OS PRINCIPAIS LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO
4 min - GOOOLLL DO AMÉRICA-MG!!! Leandro Ferreira penetra na grande área do Cruzeiro e chuta no canto esquerdo do goleiro Fábio
5 min - Cruzeiro quase empata. Thiago Ribeiro desvia a bola cruzada da direita e Flávio põe a escanteio
21 min - Montillo dá o passe para Thiago Ribeiro na área americana, mas o goleiro Flávio se antecipa e faz a defesa nos pés do atacante
29 min - Roger rola para Montillo, em cobrança de falta. O argentino chuta forte, o goleiro Flávio defende, mas dá rebote. A bola é colocada para escanteio pela zaga americana
22 min - GOOOOLLL DO CRUZEIRO!!! Montillo cruza da direita e Thiago Ribeiro, livre, completa para as redes americanas, empatando a partida
SEGUNDO TEMPO
4 min - GOOOOLLL DO CRUZEIRO!!! Roger cruza a bola bate no volante americano Dudu e sobra para o zagueiro Leo colocar nas redes
GOOOLLL DO AMÉRICA-MG!!! Leandro Ferreira faz o segundo dele e empata a partida, ao acertar belo chute de fora da área. Fábio nem se mexeu
9 min - contra-ataque rápido do América. Thiago Silvy, livre, chuta para fora
22 min - Fábio Júnior dá bom passe a Jean Batista pela esquerda do ataque americano. Ele tenta encobrir o goleiro Fábio, que faz a defesa
32 min - Wallyson desce pela direita e tenta encontrar Thiago Ribeiro, livre, do outro lado. O volante Nando coloca a escanteio
39 min - GOOOLLL DO CRUZEIRO!!! Montillo inicia a jogada, toca para Wallyson, recebe de volta e bate parta vencer Flávio

Em Teófilo Otoni, o América local venceu o Guarani de Divinópolis, por 2 a 1, e chegou aos 18 pontos, superando o Atlético-MG, que ficou em terceiro, e o América, com 17 e 16 pontos respectivamente. Dessa forma, a equipe do Vale do Mucuri assumiu a vice-liderança. O time de Dorival Júnior empatou com o Uberaba, em 1 a 1, quarta-feira passada, na abertura da oitava rodada do estadual.

Dúvida até pouco antes do início do jogo, por causa de fadiga muscular nas duas pernas, o volante Leandro Ferreira fez os dois gols do América-MG, mas não impediu a segunda derrota consecutiva da equipe, que, na rodada anterior tinha perdido para o América-TO, em Sete Lagoas, por 3 a 1. Com a derrota, o time americano caiu da terceira para a quarta colocação, com 16 pontos.

Artilheiro do Mineiro, com 11 gols em sete jogos, Fábio Júnior, bastante marcado, não repetiu suas últimas atuações e passou em branco pela segunda vez no atual Campeonato. O destaque americano foi  Leandro Ferreira. Pelo lado celeste, Thiago Ribeiro, o zagueiro Léo e o meia argentino Montillo, que também chegou a ser dúvida, marcaram os gols, em uma partida cheia de alternativas.

No América-MG, o técnico Mauro Fernandes surpreendeu ao optar por três volantes, já que colocou Nando na vaga de Camilo, que não atuou por questão contratual, pois está emprestado pelo clube celeste. A expectativa é que o meia Netinho, ex-Atlético-PR, começasse jogando, o que não aconteceu.

Pelo lado do Cruzeiro, o técnico Cuca promoveu os retornos dos meias Roger e Montillo, que não atuaram na vitória sobre o Funorte, por 3 a 0. Sem o volante Henrique, com a seleção brasileira, e o zagueiro Victorino servindo à seleção uruguaia, o time cruzeirense teve Léo e Leandro Guerreiro. No ataque, Wallyson e Thiago Ribeiro formaram a dupla. Nesta segunda-feira, o Cruzeiro viaja para Assunção, no Paraguai, onde enfrentará o Guarani, na quarta-feira, pela Libertadores.

Pelo Campeonato Mineiro, o Cruzeiro terá outro Guarani, o de Divinópolis, como adversário. A partida será no próximo domingo, dia 3 de abril, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Este será o seu penúltimo jogo na fase de classificação do Estadual. Já o América, que tem uma partida a menos, visitará o Tupi, em Juiz de Fora, no sábado que vem.

O primeiro tempo começou quente. Apesar de o Cruzeiro tomar a iniciativa do ataque, foi o América-MG que abriu o placar, logo aos 4 min, por meio do volante Leandro Ferreira. Ele avançou, entrou na grande área celeste e bateu no canto esquerdo de Fábio. O time cruzeirense tentou dar a resposta, no minuto seguinte, quando Thiago Ribeiro desviou cruzamento da direita, mas o goleiro Flávio colocou a escanteio. “Começamos um pouco devagar”, reconheceu o goleiro Fábio.

O gol no começo deixou a partida ainda mais disputada. O Cruzeiro mostrava algum nervosismo. Prova disso é que Gilberto e Gil levaram cartões amarelos em apenas seis minutos. Em 15 minutos, os dois times já tinham cometido 11 faltas, o que contribuía para deixar os ânimos acirrados, com muitas reclamações de ambas as partes contra a arbitragem de Emerson de Almeida Ferreira. Aos 19 min, outros dois amarelos foram mostrados, um para Roger, do Cruzeiro, e outro para o americano Nando.

Em vantagem no placar, o América-MG recuou, apertando na marcação e tentando sair nos contra-ataques. Dessa forma, a iniciativa ofensiva era celeste, que entre os 20 e 30 minutos, exerceu forte pressão. Muitas chances de gols foram criadas e desperdiçadas pelos jogadores da equipe visitante, em busca do empate.

O cenário da partida continuava o mesmo. O Cruzeiro com mais posse de bola, buscando o ataque, mas com dificuldade para furar o bloqueio defensivo do América, que marcava forte a Montillo e Roger, os homens de criação cruzeirense. Em compensação, o time de Mauro Fernandes não conseguia atacar e mal passava a linha divisória do meio-campo.

E a opção ofensiva do Cruzeiro foi recompensada, com o empate, ainda no primeiro tempo, aos 42 min, quando Thiago Ribeiro aproveitou cruzamento de Montillo, da direita, para fazer o seu sétimo gol no Campeonato Mineiro, em 22 marcados pelo time celeste. “O importante foi que consegui fazer o gol e empatar o jogo. A gente está melhor no jogo, o América fez o gol e depois disso não me lembro do Fábio ter pego nenhuma bola, a gente vem criando muitas chances, é procurar caprichar para sair coma  vitória”, afirmou Thiago Ribeiro.

Já o volante Leandro Ferreira, que era dúvida para o jogo, destacou sua capacidade de recuperação. “Graças a Deus consegui me recuperar das fortes dores durante a semana e estou me sentindo muito bem. Fiquei dois dias sem treinar, só me recuperando e fui feliz ao fazer o gol do América”, enfatizou. “O América se defendeu bastante e soube sair nos contra-ataques”, acrescentou.

O América-MG voltou com Thiago Silvy no lugar de Luciano. Mas o Cruzeiro, que manteve a formação, desempatou a partida. Aos 4 min, o zagueiro Léo aproveitou cruzamento de Roger, para colocar o seu time à frente. A alegria celeste durou pouco. Dois minutos depois, Leandro Ferreira fez o segundo na partida, deixando tudo igual. O jogo era rápido e com ataques perigosos dos dois lados.

Os dois treinadores mexeram nas suas equipes, tentando acertá-las para vencer o jogo. Cuca tirou Gilberto e Roger, colocando Everton e Wellington Paulista. Dessa forma, o Cruzeiro ficou com três atacantes. Já Mauro Fernandes trocou Irênio por Netinho e foi obrigado a tirar Dudu, contundido, colocando David Ceará. E as duas equipes seguiram em busca do gol de desempate. Aos 38 min, o paraguaio Ortigoza entrou na vaga de Thiago Ribeiro. Mas foi argentino Montillo, que garantiu o triunfo, com seu gols aos 39 min.

Ficha da Partida

América-MG América-MG Técnico: Mauro Fernandes
1. Flávio
2. Marcos Rocha
4. Otávio
3. Gabriel
6. Jean Batista
2º T - 33 ' 5. Dudu
2º T - 33 ' 16. Davi Ceará
8. Leandro Ferreira
2º T - 22 ' 11. Nando
10. Irênio
2º T - 22 ' 15. Netinho
Intervalo -  ' 9. Luciano
Intervalo -  ' 17. Thiago Silvy
7. Fábio Júnior
2 3
Cruzeiro Cruzeiro Técnico: Cuca
1. Fábio
2. Pablo
4. Léo
3. Gil
2º T - 23 ' 6. Gilberto
2º T - 23 ' 15. Everton
8. Leandro Guerreiro
5. Marquinhos Paraná
2º T - 24 ' 7. Roger
2º T - 24 ' 17. Wellington Paulista
10. Montillo
9. Wallyson
2º T - 38 ' 11. Thiago Ribeiro
2º T - 38 ' 18. Ortigoza

Data: 27/03/2011 - 16h00

Local: Melão

Árbitro: Emérson de Almeida Ferreira

Auxiliares: Helbert Costa Andrade e Pablo Almeida Costa

Renda: 385.850

Comentários 0

Avatar do usuário

Avatar do usuário

960

Compartilhe:

Ao comentar você concorda com os termos de uso

  • Todos
  • Mais curtidos
  • Escolha do editor
    Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
    Leia os termos de uso

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host