![]() Daniel Carvalho voltou a jogar e ajudou o Atlético-MG a vencer e garantir vaga |
Atlético-MG e América-MG venceram seus jogos pela penúltima rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro, disputada na tarde deste domingo, garantiram suas vagas às semifinais e adiaram para a rodada final as definições das posições. Após a eliminação na Copa do Brasil para o Grêmio Prudente, na quarta-feira passada, o time atleticano fez um bom segundo tempo, com Daniel Carvalho em campo, o que não acontecia desde novembro, e derrotou a Caldense, por 2 a 0. Já o América-MG ganhou, de virada, do Democrata-GV, em Sete Lagoas, por 4 a 3.
PRIMEIRO TEMPO |
12 min - O jovem meia Bernard tenta um lençol sobre o zagueiro André Alves, mas o goleiro Glayson sai do gol e fica com a bola |
17 min - Márcio Loyola cruza da esqeurda e Chimba, de cabeça, coloca a bola para fora |
19 min - A sobra de bola fica para André Alves, que gira e bate forte, por cima do travessão atleticano |
31 min - Daniel Carvalho bate falta da direita, no rebote a bola sobra para Bernard, que chuta para fora |
SEGUNDO TEMPO |
1 min Magno Alves faz boa jogada e chuta, o goleiro Glayson defende com dificuldade |
2 min GOOOLLL DO ATLÉTICO-MG- Daniel Carvalho chuta forte, Glyson defende parcialmente e Ricardo Bueno aproveita o rebote |
10 min - Danieol Carvalho cobra falta e obiga o goleiro Glayson a difícil defesa |
13 min - Ricardo Buebno cruza, Leleu cabeceia e Glayson defende parcialmente. No rebote, Magno Alves manda para as redes++ |
Em Teófilo Otoni, o América local venceu o Villa Nova, por 2 a 1, em confronto direto por vaga no G4. Com o resultado, o time do Vale do Mucuri garantiu sua classificação entre os semifinalistas, enquanto o tradicional clube de Nova Lima, que segue em quinto lugar, com 15 pontos, não tem mais chances de brigar pelo título estadual. Dessa forma, os quatro semifinalistas são: Cruzeiro, Atlético-MG, América-MG e Amértica-TO.
Na última rodada, que será disputada toda no domingo que vem, dia 17, às 16h, a motivação será pela definição do posicionamento dos classificados. Atlético-MG e América-TO farão um confronto direto, em Sete Lagoas, e o time de Dorival Júnior ainda pode terminar em primeiro lugar, caso ganhe seu jogo e o Cruzeiro seja derrotado pelo Uberaba, no Uberabão. Um empate deve garantir a liderança ao clube celeste, que tem saldo de 20 gols contra 11 do seu arquirrival. O América visitará o Villa Nova, em Nova Lima.
Em Poços de Caldas, depois de um primeiro tempo muito ruim, o Atlético-MG se encontrou na etapa final, após alterações feitas por Dorival Júnior, que deixaram o time alvinegro bastante ofensivo. Em menos de 15 minutos no segundo tempo, e aproveitando o fato de estar com um jogador a mais desde os 26 min da etapa inicial, quando o volante Vieira foi expulso, o time atleticano fez dois gols e garantiu a vitória, que o manteve na vice-liderança, com 23 pontos.
Daniel Carvalho, que revelou ter sido cobrado pelo técnico Dorival Júnior e pelo presidente Alexandre Kalil, foi relacionado pela segunda vez consecutiva – contra o Grêmio Prudente ficou apenas no banco. Dessa vez, ele entrou, usando uma camisa preta de mangas compridas, por baixo do uniforme atleticano. Ele entrou aos 30 min do primeiro tempo e na etapa final teve boa atuação, participando de várias jogadas de perigo para o adversário, inclusive a que resultou no primeiro gol, marcado por Ricardo Bueno, que havia sido barrado e entrou na segunda etapa.
Apesar de enfrentar um sério candidato ao rebaixamento, que entrou em campo como vice-lanterna, o América-MG teve dificuldades, mas venceu o Democrata-GV, por 4 a 3, de virada, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, neste domingo. Dessa forma, o time americano se mantém em terceiro lugar, com 22 pontos e pode ainda terminar na segunda colocação, caso vença o Villa Nova, domingo que vem, e o Atlético-MG perca para o América-TO., por 2 a 1. |
O América iniciou a partida desatento e permitiu ao Democrata-GV, que ainda não havia vencido nenhum jogo, abrir dois gols de vantagem em apenas 14 minutos. Os lances dos dois gols contaram com a participação direta de Ely Thadeu. O primeiro foi marcado por Fernandão, aos 7 min e, aos 14 min, Vander fez o segundo. |
Aos poucos, o América acordou na partida e criou oportunidades de gol. Aos 36 min, Leandro Ferreira acertou chute de fora da área para diminuir a vantagem do time de Governador Valadares. A equipe visitante atuava de forma aberta, buscando o terceiro gol, sem se limitar a defender. "Nosso time entrou dormindo no primeiro tempo", lamentou Leandro Ferreira. "Começamos devagar, levamos dois gols que um time que quer ser campeão não pode sofrer", complementou Fábio Júnior. |
O América voltou irresistível no segundo tempo e empatou logo no 1º minuto, novamente com Leandro Ferreira. Logo aos 5 min, Fábio Júnior fez o terceiro do seu time na partida e o seu 12º no Mineiro, consolidando-se na liderança da artilharia e quebrando jejum de dois jogos. Irênio aos q18 min fez o quarto gol, enquanto Fernandão marcou o terceiro para o Democrata-GV, aos 37 min. |
Dorival Júnior havia escalado Mancini como atacante, ao lado de Magno Alves, deixando Bueno no banco, já que Neto Berola estava suspenso pelo terceiro amarelo. O jovem meia Renan Oliveira foi vetado pelo departamento médico, pouco antes do início do jogo, sendo substituído por outro atleta ainda mais novo: Bernard.
O primeiro tempo começou lento e com pouca inspiração dos dois times. Com muitas mudanças, o Atlético-MG não se encontrava em campo, errava muitos passes e não conseguia boas manobras ofensivas. A nova dupla de ataque atleticana, formada por Mancini e Magno Alves demonstrava falta de entrosamento. A Caldense nos primeiros 25 minutos levou um pouco mais de perigo, com Chimba e André Alves finalizando sem direção.
Aos 26 min, o volante Vieira, da Caldense, que já tinha um cartão amarelo, entrou dura no jovem meia Bernard e foi expulso, deixando sua equipe com 10 jogadores em campo. Cinco minutos depois, o técnico Dorival Júnior promoveu a entrada de Daniel Carvalho, que não jogava desde novembro do ano passado, no lugar de Jackson. O ritmo seguiu moroso e os dois goleiros pouco trabalharam.
Aos 37 min, Renan Ribeiro teve de participar do jogo. Ele defendeu chute forte do lateral-direito Rodrigo Dias. Mesmo com um jogador a mais, o Atlético não ameaçava muito a Caldense. “Está difícil parece que o time não se entrosou. Criamos poucas oportunidades”, lamentou Magno Alves. O atacante Fernando Gaúcho, do time da casa, reclamou da expulsão, que considerou injusta. “Com um jogador a menos é complicado, mas vamos jogar fechadinho e tentar sair para o contra-ataque”, destacou.
Insatisfeito com a atuação do time no primeiro tempo, Dorival Júnior queimou as substituições, no intervalo. Ousado, ele promoveu as entradas do meia Leleu no lugar do lateral-direito Rafael Cruz e do atacante Ricardo Bueno na vaga do volante Fillipe Soutto. E a equipe atleticana não demorou para fazer o seu gol.
Aos 2 min, Daniel Carvalho chutou, o goleiro Glayson defendeu e deu rebote, que foi aproveitado pelo atacante Ricardo Bueno. Aos 13 min, foi a vez de Magno Alves fazer o seu. Ricardo Bueno cruzou na cabeça de Leleu, que obrigou Glayson a boa defesa, mas, no rebote Alves colocou a bola nas redes; Depois disso, o time atleticano ainda criou outras possibilidades, assumindo o controle da partida e sem dar chance de reação á Caldense.
CALDENSE 0 X 2 ATLÉTICO-MG
CALDENSE
Glaysson; Rodrigo Dias, André Alves, Rafael Dias e Márcio Loyola (Esquerdinha); Maxsuel, Vieira, Luisinho e Jardel; Chimba (Willian) e Fernando Gaúcho (Xandinho)
TÉCNICO: Roberto Fonseca
ATLÉTICO-MG
Renan Ribeiro; Rafael Cruz (Leleu), Réver, Leonardo Silva e Guilherme Santos; Fillipe Soutto (Daniel Carvalho), Serginho, Jackson (Daniel Carvalho) e Bernard; Mancini e Magno Alves
TÉCNICO: Dorival Júnior
Data: 10/4/2011 (domingo)
Local: Estádio Ronaldão, em Poços de Caldas
Árbitro: Renato Cardoso Conceição (CBF/FMF)
Assistentes: Marconi Helbert Vieira (CBF/FMF) e Frederico Soares Vilarinho (FMF)
Cartões amarelos: Jackson (A), Vieira (C), André Alves (C), Jardel (C), Rafel Cruz (A), Bernard (A), Fernando Gaúcho (C)
Cartões vermelhos:Vieira (C)
Gols: Ricardo Bueno, aos 2 min, Magno Alves, aos 13 min do segundo tempo
Sair
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas