Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

!
UOL - O melhor conteúdo
Porto empata aos 49min do segundo tempo, mas vê título ainda mais distante - 06/03/2010 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Campeonato Português
 
06/03/2010 - 16h01

Porto empata aos 49min do segundo tempo, mas vê título ainda mais distante

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Rúben Micael (e), do Porto, lamenta chance perdida contra o Olhanense no empate por 2 a 2

    Rúben Micael (e), do Porto, lamenta chance perdida contra o Olhanense no empate por 2 a 2

Tetracampeão português, o Porto conseguiu se livrar de uma derrota histórica neste sábado. Jogando em casa, tinha pela frente o pequeno Olhanense, que volta nesta temporada à primeira divisão lusitana após 34 anos de ausência. Com dois gols do brasileiro Djalmir, os visitantes iam vencendo até os 49min do segundo tempo, mas Guarín marcou e garantiu o empate em 2 a 2.

O empate em casa deixa o Porto ainda mais distante da conquista do penta em Portugal. Se o Benfica vencer o Paços Ferreira neste domingo, no estádio da Luz, abre 11 pontos de vantagem sobre o rival, faltando apenas oito rodadas para o fim do Português. Em terceiro, posição que ocupa atualmente, o Porto ficaria de fora inclusive da Liga dos Campeões na próxima temporada.

Pensando no jogo da próxima terça-feira contra o Arsenal, pela Liga dos Campeões, o técnico do Porto Josualdo Ferreira resolveu poupar os titulares Fucile, Rolando e Raul Meireles, escalando Addy, Maicon e o junior Sérgio Oliveira em seus lugares. Além disso, não podia contar com Fernando, Farías e Orlando Sá, contundidos, e o brasileiro Hulk, suspenso.

Apesar dos desfalques, o Porto era favoritíssimo. Com apenas uma derrota em casa na temporada, frente ao Chelsea, pela Liga dos Campeões, os Dragões tinham à frente o trio sul-americano Mariano González, Falcão Garcia e Cristian Rodriguez e dominavam a partida até os 13min, quando João Gonçalves cruzou da direita, Paulo Sérgio ajeitou de cabeça e o brasileiro Djalmir, de peito, empurrou para as redes.

Três minutos depois e o mesmo Djalmir, recebeu novamente de Paulo Sérgio e tocou por entre as pernas do goleiro Helton. Provavelmente nem o mais fanático torcedor do Sergipe vai se lembrar do algoz do Porto jogando em terras brasileiras. Após jogar no clube sergipano em 1998 e 1999, o atacante que hoje tem 33 anos teve uma rápida passagem pelo Cascavel, no Paraná, antes de se transferir para Portugal, onde defendeu o Famalicão, Benelenses, Salgueiros e Feirense antes de chegar ao Olhanense na temporada 2006/2007.

Sofrendo com a ligação entre o meio campo e o ataque, o Porto não conseguia levar perigo ao gol da equipe de Olhão. Antes do final da primeira etapa, Josualdo Ferreira sacou o meia Tomás Costa e deu lugar a Silvestre Varela, mas o jogo não mudou de figura. Irreconhecível para uma equipe que disputa as oitavas de final da Liga dos Campeões, o Porto era presa fácil para o Olhanense, e Djalmir só não fez o terceiro aos 27min da segunda etapa porque, ao cabecear livre na área portista, foi agarrado por Bruno Alves, mas o juiz nada marcou. Com o jogo controlado, os visitantes se deram ao luxo de tirar os dois destaques do jogo: Djalmir e Paulo Sérgio, recuando a equipe.

Na sorte, o Porto conseguiu descontar aos 36min, com Falcão aproveitando sobra na área. Nos 13 últimos minutos de bola rolando, os donos da casa tentaram uma pressão e foram recompensados aos 49min, novamente em uma sobra de bola na área, com Guarín.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host