Principal competição de clubes da Europa, a Liga dos Campeões teve várias finais inesquecíveis ao longo dos seus 54 anos de história. Inúmeros craques, técnicos renomados e árbitros de gabarito deixaram seus nomes nos livros que contam a história da competição.
Como não dá para citar todas as finais da Liga dos Campeões, o UOL Esporte selecionou sete jogos inesquecíveis para ilustrar um pouco das decisões da competição que movimenta os principais clubes europeus. E o duelo entre Manchester United e Barcelona deste ano tem tudo para figurar nesta lista.
Nesta temporada, o Real Madrid amealhou sua quinta conquista consecutiva de forma incontestável, após aplicar uma sonora goleada de 7 a 3 contra o Eintracht Frankfurt na cidade escocesa de Glasgow. O time do húngaro Puskas (quatro gols) e do argentino Di Stéfano (três) ratificou a fama de um dos melhores da história.
Apesar de ter em seus quadros lendas como Cesare Maldini e Giovanni Trapattoni, quem deu ao Milan o primeiro título de sua história foi o brasileiro José Altafini, mais conhecido como Mazzolla. No mesmo ano, o time italiano encarou o Santos de Pelé na final da Taça Intercontinental, e perdeu em uma melhor de três jogos.
Esta partida ficou mais conhecida pelos acontecimentos fora do gramado. Uma tragédia no estádio de Heysel, na Bélgica, causou a morte de 39 torcedores da Juventus após ataques dos hooligans do Liverpool. No jogo em si, a Juventus foi campeã pela primeira vez em sua história com gol de pênalti marcado pelo francês Michel Platini.
Mesmo comandado por Johan Cruyff e com os craques Hristo Stoichkov e Romário em campo (entre outros nomes), o 'supertime' do Barcelona sucumbiu ao Milan e sofreu uma vergonhosa derrota por 4 a 0. Daniele Massaro (dois), Dejan Savicevic e Marcel Desailly marcaram os gols do time italiano no jogo em Atenas.
Esta final é considerada por muitos a mais emocionante de todos os tempos, pois o Manchester United perdia até os 45min do segundo tempo. Mas com gols relâmpagos de Teddy Sheringham e Ole Gunnar Solksjaer (que entraram no decorrer da partida), o time inglês virou o jogo e sagrou-se campeão pela segunda vez na história.
Com um gol antológico marcado por Zinedine Zidane, o Real Madrid venceu o Bayer Leverkusen e conquistou o título europeu no ano do seu centenário. Foi também a nona conquista da equipe espanhola na história da competição - feito ainda não igualado. Raul (Real Madrid) e Lúcio (Leverkusen) marcaram os outros gols do jogo.
O jogo teve contornos épicos, já que o Milan abriu 3 a 0 no primeiro tempo, com dois gols de Crespo e um de Maldini. Mas aos 15min da segunda etapa o Liverpool já havia empatado o confronto, com Gerrard, Smicer e Alonso. Nos pênaltis, o time inglês venceu por 3 a 2 e sagrou-se campeão pela quinta vez. Leia mais
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas