No Botafogo, o apego ao passado é uma espécie de prática habitual quando a equipe precisa de inspiração em um grande momento. É justamente agora, quando o Alvinegro se encontra às vésperas de decidir pelo terceiro ano consecutivo o Estadual do Rio de Janeiro, contra o Flamengo, que os heróis de uma já longínqua noite de 21 de junho de 1989 são lembrados. E as energias positivas serão mais do que essenciais, porque, nas últimas seis decisões entre os dois clubes, o Botafogo perdeu todas (Campeonato Brasileiro de 92, Taça Guanabara de 95, Estadual de 2007, Taça Guanabara de 2008, Estadual de 2008 e Taça Rio de 2009).
A reportagem do
UOL Esporte conseguiu encontrar os personagens (espalhados pelo Brasil e pelo mundo) responsáveis por elevar a "estrela solitária" ao céu das conquistas depois de jejum de 21 anos sem títulos. Além dos 11 heróicos titulares, a torcida alvinegra vai poder acompanhar as expectativas do técnico Valdir Espinosa e do folclórico Mazolinha, autor do cruzamento preciso para o atacante Maurício fazer o gol único do título, o gol que deu um empurrão para cima nas esperanças dos botafoguenses por dias menos tenebrosos desde então.
"O Botafogo não pode se apequenar, não pode se encolher. A característica deste time atual tem de ser a personalidade", disse Carlos Alberto Santos. Para o atacante Paulinho Criciúma, um dos símbolos de raça da equipe campeã de 89, a sua viagem ao Rio de Janeiro para acompanhar a final não pode ser em vão: "Todos deverão saber suas limitações. Agora, a corda não pode arrebentar três vezes no mesmo lugar. Não quero voltar do Rio triste", comentou.
Confira o que todos os campeões de 89 falaram sobre o Botafogo: Ricardo Cruz (goleiro): "A ausência do Maicosuel é uma baixa tremenda, mas é um fator que pode ajudar. É a hora de os jogadores fazerem um pacto pela vitória. Analisando friamente, o prejuízo é enorme. Mas em uma final as coisas sempre acontecem de maneiras diferentes, ainda mais quando se trata de um clube como o Botafogo, que conquistou seus títulos com sofrimento, o nosso histórico conta isso".
Palpite: Botafogo 2 x 0 Flamengo
Josimar (lateral): "Creio demais que dessa vez a nossa história vai ser alegre e diferente. O time vai saber passar por cima de todas as barreiras até o título de 2009".
Palpite: Botafogo 1 x 0 Flamengo
Wilson Gottardo (zagueiro): "Em 89, nosso conjunto era forte e aplicado, acho que tem de ser assim agora. É claro que o Botafogo perde com a lesão do seu melhor jogador, mas também não vejo todo esse potencial decisivo no Maicosuel, estão exagerando um pouco. A decisão está equilibrada. Vejo que a pressão só vai pesar naqueles jogadores que têm a possibilidade de ficarem marcados como tri-vice, é um desconforto grande".
Palpite: "O Botafogo vai ganhar, só isso que prefiro dizer"
Mauro Galvão (zagueiro): É uma decisão onde o campeão vai sair no detalhe. Equilíbrio é chave desta partida, pois temos duas equipes que quase se equivalem. O Flamengo é mais arrumado, mais entrosado e o Botafogo depende muito do individual. Sem o Maicosuel, os jogadores terão de aprender a superar isso dentro de campo ali na hora".
Palpite: "Vai dar Botafogo, nos pênaltis"
Marquinhos (lateral): "Quem entrar nessa decisão, seja na vaga do Maicosuel ou do Reinaldo, caso este último não jogue, vai querer bater o Flamengo de qualquer jeito. Por isso não acho que esses desfalques possam atrapalhar. Com certeza dá para conquistar esse título. Não se pode menosprezar as qualidades do Flamengo, mas o pessoal do Botafogo vai entrar para morder, isso pode fazer a diferença".
Palpite: Botafogo 2 x 1 Flamengo
Vitor (meio-campo): "Pelos problemas por causa das lesões de dois dos três principais jogadores do técnico Ney Franco, o Flamengo leva uma ligeira vantagem. Em 89, nosso time era de pegada, ninguém entrava na nossa defesa e nós os colocávamos para correr lá na defesa deles. É mais ou menos esse o caminho. É o momento da vontade e da entrega".
Palpite: "Se o Botafogo entrar com um homem de marcação no meio, ganha por 1 a 0. Caso contrário vai perder por 2 a 0"
Carlos Alberto Santos (meio-campo): "Como o Maicosuel não joga, não podemos ter 100% de firmeza. Mas sabe o que é engraçado? Coloco mais fé no Botafogo justamente quando ele não é o favorito, assim como em 89. A configuração do leve favoritismo a favor do Flamengo se dá pelos desfalques, pois o time também não é isso tudo".
Palpite: Botafogo 1 x 0 Flamengo
Luisinho (meio-campo): "Tem de tentar repetir a mesma postura do primeiro jogo da final. Certamente o Botafogo pode vencer. No entanto, acredito em um jogo mais cauteloso, certo? Agora é matar ou morrer".
Palpite: Botafogo 1 x 0 Flamengo
Maurício (atacante): "Esse é o momento em que o Botafogo troca a técnica pela garra. Chegou o dia de acabar com esse jejum de derrotas para o Flamengo, em finais. Estou muito confiante na conquista. É claro que tenho consciência dos problemas relativos às lesões de jogadores importantes, mas as glórias do clube sempre foram sofridas".
Palpite: Botafogo 2 x 1 Flamengo
Paulinho Criciúma (atacante): "Rapaz, não sei se é azar, se bem que não acredito muito nisso, mas o Maicosuel e o Reinaldo se machucaram na mesma jogada. A do Maicosuel é impressionante, pois geralmente em uma situação daquela não se tem uma lesão muscular. Mesmo assim vai dar para o Botafogo superar isso tudo e levar o caneco. A saída agora é mudar o posicionamento, porque o time vai perder muito em mobilidade".
Palpite: Botafogo 2 x 1 Flamengo
Gustavo (atacante): "Todos deveriam fazer uma enorme corrente pela vitória. Não é a apenas a perda do Maicosuel que pesa ou pressiona. Tem o fato dos últimos tropeços diante do Flamengo nessas finais. A parte psicológica pode atrapalhar um pouco dependendo de como a equipe se comporte com a postura do Flamengo, mas mesmo assim acredito no time do Botafogo e na competência do Ney Franco".
Palpite: Botafogo 2 x 0 Flamengo
Mazolinha (atacante): "O Botafogo já era para ter finalizado esse campeonato, o Flamengo tem muita sorte. Mesmo assim aposto que seremos campeões, pois o time é bom, tem muita qualidade e vai jogar com garra. O Maicosuel vai fazer falta, mas sinto que vamos conseguir. No meu tempo de jogador, ao subir o túnel do Maracanã, eu tinha um sexto sentindo em que me dizia se iríamos perder ou não. Era certo. E em 89, quando coloquei o primeiro pé no degrau, tive a certeza de que o título era nosso. Vai ser assim agora também".
Palpite: Botafogo 1 x 0 Flamengo
Técnico - Valdir Espinosa: "A possibilidade, é claro, diminui com a ausência do Maicosuel, mas não deixa de existir. Porém, acho que isso não deve influenciar. O Botafogo perdeu uma referência técnica dentro de campo, mas fora das quatro linhas eles vão olhar para o comandante. É ele quem não pode abaixar a cabeça, pois isso reflete nos jogadores".
Palpite: "Torço pela vitória do Botafogo, principalmente pela ligação que tenho com o clube. Mas respeito muito o Flamengo".
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)