Enquanto a Internazionale ainda comemora seu título, a Fiorentina deu passo decisivo para assegurar presença na próxima edição da Liga dos Campeões. Não bastasse sua vitória diante da Sampdoria por 1 a 0, em casa, o time do brasileiro Felipe Melo foi beneficiado pelo tropeço do Genoa --empatou em casa com o Chievo (2 a 2). Já a Juventus, que atuou com os portões fechados, apenas empatou com a Atalanta por 2 a 2 e já vê ameaçada a terceira colocação.
Com o resultado positivo, a Fiorentina se consolida na quarta colocação, a última que dá vaga para o principal torneio continental, com 67 pontos, cinco a mais que a Genoa, que depende de um "milagre" nas próximas duas rodadas. Além disso, o time de Florença se aproxima da própria Juventus, que soma 68.
Independentemente do resultado em Gênova, a Fiorentina pretendia aproveitar o fator casa para ficar perto da vaga. E foi a equipe que tomou a iniciativa. Poderia ter aberto o placar, aos 10min da etapa inicial, quando Semioli chutou forte em cima de Mirante, que evitou o primeiro dos donos da casa. A insistência surtiu resultado.
Aos 20min, Vargas bateu para dentro da área e encontrou Gilardino, que se antecipou à defesa e abriu o marcador. 1 a 0. O primeiro tempo estava sendo perfeito para os donos da casa. Além da vitória, o Genoa estava perdendo para o Chievo. Na etapa final, a Fiorentina deu sinais de estar satisfeita com o placar.
Atacou pouco e também não foi muito incomodada pela Sampdoria, que teve uma grande chance. Aos 39min, o goleiro Frey fez uma defesa complicada após cobrança de falta. Para piorar, o Genoa, do goleiro brasileiro Rubinho, conseguia a virada diante do Chievo. No entanto, os visitantes fizeram 2 a 2, em Gênova, e ajudaram a Fiorentina em seu sonho de se classificar para a Liga.
Sem público, Juventus só empataO movimentado duelo em Turim não teve público, uma vez que a Juventus cumpriu uma punição pelas ofensas racistas de sua torcida ao atacante Mario Balotelli, da Inter de Milão. Apesar disso, o empate diante da Atalanta por 2 a 2 foi bom. Todos os gols saíram no primeiro tempo.
Logo aos 2min, Cigarini arriscou de fora da área e contou com um desvio em Legrottaglie. A igualdade ocorreu apenas aos 26min, com Iaquinta, que aproveitou cruzamento de Nedved. Após isso, a Juventus se animou e virou o marcador.
Zanetti, aos 36min, acertou um belo chute de longa distância e fez um golaço. No entanto, sua defesa falhou, aos 44min, e Pellegrino deixou tudo igual. Mas o resultado poderia ter sido diferente. Durante a partida, seis bolas, sendo quatro para a Atalanta, pararam no travessão.
O rebaixamento no Campeonato Italiano ainda continua indefinido. Torino (34), Bologna (33), Reggina (30) e Lecce (29) são os mais ameaçados. Outros jogos: Reggina 2 x 1 Cagliari; Palermo 2 x 0 Lazio; Bologna 2 x 1 Lecce; e Napoli 1 x 2 Torino.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)