Enquanto vive a expectativa de anunciar algumas estrelas do futebol mundial para a próxima temporada, como o brasileiro Kaká, o Real Madrid decepcionou mais uma vez no Campeonato Espanhol. Desta vez, perdeu de virada para o Osasuna por 2 a 1, fora de casa, e conheceu seu quinto revés seguido. Já o Betis, do brasileiro Ricardo Oliveira, só empatou com o Valladolid e se tornou a terceira equipe rebaixada à segunda divisão --Numancia e Recreativo Huelva também caíram.
Aliás, este domingo reservou apenas a disputa para saber qual seria o último time que cairia. Barcelona, campeão, Real Madrid, Sevilla e Atlético de Madri asseguraram presença na próxima edição da Liga dos Campeões. Villarreal e Valencia ficaram com as duas vagas para a Liga Europa, nova nomenclatura da Copa da Uefa.
Hoje, o Osasuna entrou em campo correndo risco de ser rebaixado. E tinha pela frente um adversário que acumulava quatro derrotas consecutivas. A última vitória do Real Madrid havia ocorrido no dia 26 de abril, quando ganhou do Sevilla por 4 a 2. De lá para cá, chegou a perder do Barcelona por 6 a 2, em pleno Santiago Bernabéu. Hoje, parecia que a história seria diferente.
Aos 10min, Higuaín fez bela jogada pela direita e bateu cruzado. 1 a 0. O resultado seria suficiente para rebaixar o Osasuna. No desespero, os donos da casa foram para cima e acabaram sendo beneficiados por um "ajuda" do goleiro Casillas, que falhou em chute de Plasil, aos 14min. A partir daí, passou a pressionar o rival madrilenho. Teve a chance de virar ainda na etapa inicial, aos 42min, quando o brasileiro Marcelo salvou quase em cima da linha.
O Osasuna sabia exatamente que esse resultado era perigoso para se manter na elite espanhol. A sorte começou a mudar aos 11min, com a expulsão de Michel Salgado. Três minutos mais tarde, Juanfran pega de primeira e faz um golaço. 2 a 1. O jeito era ao menos segurar o resultado em casa e secar alguns de seus principais rivais. E conseguiu seu objetivo. Encerrou sua participação com 43 pontos, assim como o Sporting de Gijón, que bateu o rebaixado Recreativo Huelva por 2 a 1.
Mas o Betis, que fazia um duelo de ameaçados diante do Valladolid, ficou no 1 a 1, com gol do brasileiro Ricardo Oliveira. Chegou aos 42 pontos, mesma pontuação do Getafe, que empatou pelo mesmo placar contra o Racing Santander. No entanto, o elenco do também brasileiro Edu foi prejudicado por causa dos critérios de desempate e acabou rebaixado.
Ainda neste domingo, o Sevilla, que já havia assegurado a terceira colocação do Campeonato Espanhol, derrotou o Numancia por 2 a 0, longe de seus domínios, enquanto o Espanyol derrotou o Málaga por 3 a 0.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)