Mais de um ano e meio se passou, mas o jogo diante do Uruguai no primeiro turno das eliminatórias sul-americanas ainda afeta a seleção brasileira. A equipe de Dunga venceu por 2 a 1 o duelo no Morumbi, mas os uruguaios foram superiores em grande parte do jogo e surpreenderam os anfitriões. Por isso, a cautela para a partida que acontece às 16h deste sábado, em Montevidéu, é redobrada.
Os jogadores se lembram bem das dificuldades da partida em São Paulo. Júlio César, por exemplo, teve atuação destacada e ajudou a impedir um tropeço em casa. "Foi um jogo muito complicado. Nós não apresentamos nosso futebol e o Uruguai teve ótimas chances de fechar a partida, mas eu tive uma noite inspirada e consegui defesas importantes."
Para o goleiro, o bom desempenho mostrado no jogo de São Paulo será uma das armas do Uruguai para este sábado. O rival precisa da vitória para seguir perto dos primeiros colocados e já viu que tem condições de superar o Brasil atuando em sua casa. O duelo acontece no estádio Centenário.
"Com certeza eles estão muito confiantes pela partida que fizeram no Morumbi. Eles estão se baseando nesse jogo e nós precisaremos fazer uma partida digna de seleção brasileira para conseguir um bom resultado aqui", opinou Júlio César.
O fator que mais surpreendeu o Brasil no primeiro turno foi a disposição ofensiva do Uruguai mesmo jogando como visitante. A expectativa, então, é de sufoco ainda maior neste fim de semana.
"Precisaremos encontrar uma maneira de segurar a pressão do Uruguai. Sabemos que o ataque deles é muito forte e em casa eles terão um grande apoio da torcida. Nossa postura será importante para controlar isso", comentou Lúcio.
Mas se a maior parte dos brasileiros tem lembranças duras da partida realizada no primeiro turno, Luís Fabiano é uma exceção. Foi naquele jogo que ele marcou dois gols e deu passo importante para conquistar espaço na seleção de Dunga.
"Espero fazer mais dois golzinhos aqui e repetir aquela partida. Deu tudo certo em São Paulo e espero fazer outro grande jogo", completou o atacante.