Um empate marcou a abertura do Campeonato Italiano 2009/2010. Jogando em casa, o Bologna saiu à frente da Fiorentina, mas recuou muito no segundo tempo e deixou o estádio Renato Dall'ara com o placar de 1 a 1. Osvaldo marcou para os anfitriões, enquanto o romeno Mutu igualou para o time de Florença.
O resultado é até certo ponto surpreendente. O Bologna entrou em campo disposto a apagar a má impressão deixada na temporada passada --lutou até as últimas rodadas para não ser rebaixado. Já a Fiorentina era considerada favorita, uma vez que terminou a competição anterior na quarta colocação. Aliás, ainda está na briga por uma vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Hoje, o time de Florença foi mais perigoso na etapa inicial e criou boas oportunidades com o atacante Gilardino. Aos 12min, por exemplo, o atacante tocou na saída do goleiro Viviano, que se esticou todo para evitar o primeiro. Na sequência da jogada, o camisa 11 dos visitantes chutou forte e viu outra complicada defesa do goleiro rival.
O Bologna, por outro lado, tinha dificuldades para penetrar na defesa adversária. Quando conseguiu, foi eficiente e abriu o marcador. Aos 24min da etapa inicial, Osvaldo aproveitou cobrança de escanteio e, de cabeça, fez 1 a 0. O próprio atacante quase fez o segundo, aos 36min. No entanto, parou numa complicada defesa de Frey.
Para o segundo tempo, o Bologna recuou demais. Pouco atacou. Essa postura custou caro. A Fiorentina melhorou, principalmente com a entrada do romeno Mutu, e começou a pressionar em busca do empate. Chegou aos 20min, num chute forte do próprio Mutu.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)