Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
PSG e Lyon vencem e assumem a ponta do Francês; Olympique tropeça - 22/08/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
22/08/2009 - 16h14

PSG e Lyon vencem e assumem a ponta do Francês; Olympique tropeça

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
O Campeonato Francês tem novos líderes. Paris Saint Germain e Lyon venceram seus jogos, neste sábado, e contaram com o tropeço do Nancy para assumirem a ponta da tabela. Depois de campanhas decepcionantes na última temporada, as equipes superaram a desconfiança inicial, chegaram a sete pontos e mostram que desta vez vêm forte para o título.

O Lyon conquistou sua segunda vitória no Campeonato ao vencer o Auxerre fora de casa por 3 a 0. O zagueiro Jean Alain Boumsong abriu o placar aos 30 minutos do primeiro tempo. No final da etapa, o meia Makoun ampliou, mas foi o meia Miralem Pjanic que selou a vitória aos 21 minutos do segundo tempo.

Assim, a equipe começa a provar que a reformulação feita nesta temporada pode dar certo, depois da recente decepção em que perdeu o título para o Bordeaux na reta final e terminou na terceira colocação.

O Paris Saint Germain seguiu o mesmo caminho e contou com o conhecimento do técnico Antoine Kombouaré sobre seu ex-time para vencer o Valenciennes por 3 a 2, em jogo movimentado, fora de casa, e também alcançar sete pontos. Com a vitória, a equipe também acena para um torneio mais promissor que o anterior quando acabou apenas na sexta colocação e ficou de fora até da Liga Europa.

Para construir o resultado, Luyindula abriu o marcador no primeiro tempo e Erdinc ampliou aos onze minutos da etapa final. Três minutos depois, Tiene diminuiu para os mandantes. Quando o jogo caminhava para o fim, Jallet fez mais um aos 38 minutos do segundo tempo e Mater ainda deu um susto no PSG ao marcar já nos acréscimos para o Valenciennes.

Já o Olympique de Marselha tropeçou, perdeu a chance de se isolar na liderança e foi a sete pontos ao empatar em 1 a 1 com o Rennes, fora de casa. O time mandante abriu o placar com Leroy aos 37 minutos do primeiro tempo. O gol de empate saiu aos sete, com Niang. O Rennes é o oitavo colocado, somando cinco pontos.

Mas quem se deu mal na rodada foi o até então líder Nancy. Com a derrota para o Le Mans por 2 a 1, fora de casa, o time perdeu os 100% de aproveitamento no Campeonato, deixou a liderança e caiu na tabela para a quarta colocação. Helstad marcou para o Le Mans no fim do primeiro tempo e Tallec garantiu a vitória aos oito minutos do segundo. Macaluso diminuiu nos acréscimos, mas não foi suficiente.

A rodada também marcou a arrancada de Bolougne, Monaco e Montpellier que se aproximaram dos líderes da Ligue 1. O Bolougne teve um importante resultado ao vencer o Saint-Ettienne longe de seus domínios, por 1 a 0, com gol de Cuvillier ao 37 minutos de jogo. O time foi a seis pontos e está em sexto na classificação.

Com gol do brasileiro Nene, o Monaco viveu situação parecida ao bater o Lorient por 2 a 0. O time subiu posições e foi parar em sétimo com os mesmos seis pontos do Bolougne. Nimani também deixou sua marca ainda no primeiro tempo de jogo.

Já o Montepellier venceu o Sochaux por 2 a 0, em casa, e se aproximou dos líderes chegando a cinco pontos na tabela. Os gols foram marcados por Costa, de pênalti, aos 15 minutos do segundo tempo, e Fana já nos acréscimos.

Neste domingo, a terceira rodada do Campeonato Francês será encerrada com três jogos. O Bordeaux recebe o Nice, o Lens sai para pegar o Grenoble, enquanto o Lille enfrenta o Tolouse, em Villeneuve.

Atualizado às 18h35

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host