Em visita ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente Jacob Zuma, da África do Sul, destacou a Copa do Mundo 2010, que será realizada em seu país. Ao finalizar seu discurso, o sul-africano brincou dizendo que sua torcida é para uma final entre Brasil e África do Sul.
"A África do Sul convidou o presidente Lula da Silva para fazer uma visita de Estado no ano que vem, pouco antes da Copa do Mundo. Espero que a final seja entre Brasil e África do Sul e que o Brasil faça algo para que a África do Sul termine como número um do mundo na Copa", disse, arrancando risos da plateia de autoridades que acompanhava os discursos em Brasília.
O presidente Lula não respondeu à provocação do colega, mas também mencionou a visita que deverá fazer à África do Sul em julho do ano que vem. Disse que, até lá, vários ministros brasileiros viajarão à África do Sul e muitos ministros sul-africanos e empresários deverão visitar o Brasil, para fechar parcerias econômicas.
"Tenho certeza que, da mesma forma que o povo brasileiro gosta do povo sul-africano, o povo sul-africano gosta do Brasil. Então agora cabe a nós aqui desempenharmos o nosso papel e fazer com que cresça muito o fluxo comercial entre os dois países".
Para Lula, as possibilidades "se multiplicam ainda mais" com as Copas do Mundo de 2010 e 2014 - que será realizada no Brasil.
Durante a visita de Zuma, os dois presidentes assinaram acordos relacionados à área esportiva. Um deles prevê a cooperação nas áreas de esporte de alto rendimento, esportes para portadores de necessidades especiais, ciência, tecnologia e infraestrutura do esporte, medicina esportiva, luta contra o doping e inclusão social por meio do esporte.
A cooperação será colocada em prática por meio de cursos, seminários, simpósios e conferências, bolsas de estudo, intercâmbio de técnicos e atletas e desenvolvimento de atletas olímpicos e paraolímpicos.