Candidata a sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014, Belo Horizonte, juntamente com as demais cidades que terão jogos pelo Mundial, receberá nos próximos dias um relatório a ser enviado pela Fifa, que servirá de parâmetro para o prosseguimento dos trabalhos.
A informação foi dada pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, durante o evento "BH Copa 2014 - Desafios e Oportunidades para Minas Gerais", que está sendo realizado, nesta terça-feira, pela Fundação Dom Cabral, neste município.
"A Fifa é muito clara e coloca tudo no papel, então as cidades serão informadas sobre tudo que existe de positivo ou negativo em termos de possibilidades", comentou o presidente da CBF.
Sobre a definição das sedes da abertura, da final e a divisão dos países pelas cidades, Ricardo Teixeira garantiu que não há ainda nada sobre isso. "Essa decisão demora muito ainda", salientou.
A demora na definição, revelada pelo presidente da CBF, não tirou o ânimo do prefeito Márcio Lacerda, que vê Belo Horizonte em boas condições nessa disputa. Ele considera que o projeto do Mineirão é um trunfo importante para a capital de Minas.
"O estádio, tal como está projetado, atende às exigências da Fifa para abertura ou final, ou quaisquer outros jogos importantes. É uma decisão que eles vão tomar já mais próximo do período da Copa, mas nós achamos que Belo Horizonte está bem posicionada nessa disputa", ressaltou.
TransporteMárcio Lacerda revelou, em sua participação no evento promovido pela Fundação Dom Cabral, que o total de investimentos em Projetos Estruturadores para Belo Horizonte, relacionados à Copa do Mundo de 2014, é de R$ 6, 4 bilhões, somados investimentos da iniciativa privada e dos governos, em seus diferentes níveis.
Márcio Lacerda demonstrou pessimismo em relação ao metrô de Belo Horizonte. "Sendo realistas, temos poucas esperanças de concluir a expansão do metrô até a Copa", observou. "A proposta de PPP (parceria publico-privada) ainda não foi analisada oficialmente e aguarda posição do governo federal", acrescentou.
Já o vice-governador de Minas, Antônio Augusto Anastasia, informou que está prevista a construção do Rodo Anel Norte, com 65 quilômetros de extensão, e que está orçado em R$ 1,2 bilhões. Dessa forma, após concluído o Rodo Anel receberia 90% do tráfego de veículos de carga e 30% dos carros de passeio
Além disso, a revitalização do atual Anel Rodoviário, que corta Belo Horizonte, está orçada em R$ 700 milhões. Já na duplicação da Avenida
Antônio Carlos, um dos principais corredores de acesso ao Mineirão, foram investidos R$ 200 milhões e serão aplicados outros R$ 250 milhões.
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