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Especialista diz que sedes da Copa podem perder hóspedes para outras cidades - 27/10/2009 - UOL Esporte - Futebol
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27/10/2009 - 18h38

Especialista diz que sedes da Copa podem perder hóspedes para outras cidades

Cristiano Martins
Em Nova Lima (MG)
Ser uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014 não é garantia para essas cidades de que elas hospedarão todos os torcedores das seleções que ali jogarão. A advertência foi feita, nesta terça-feira, pelo executivo Paul Whelan, diretor da Match Services, empresa credenciada pela Fifa para serviços de hospedagem, durante o evento "BH Copa 2014 - Desafios e Oportunidades para Minas Gerais", promovido pela Fundação Dom Cabral, neste município.

"Não existe mais o conceito de cidades que hospedam chaves inteiras. As seleções jogam em mais de uma cidade, e isso muda o planejamento do Turismo", revelou Paul Whelan, a uma platéia formada por empresários mineiros, atraídos por possibilidades de negócios com a realização da Copa do Mundo no Brasil.

Ele observa que essa nova característica valoriza ainda mais a correta preparação das cidades-sedes. "Se a sede não estiver preparada, os torcedores ficam fora, em outras cidades, e vêm apenas para o dia do jogo. Eu garanto que essas outras cidades estarão interessadas nisso. Com isso, a sede perde oportunidades de turismo e geração de renda", comentou.

Para Paul Whelan, não há como se controlar o destino dos jogos. "Por isso, todas as cidades devem estar preparadas para todas as situações. São muitos jogos, e nem todos serão Brasil e Argentina. Podemos ter, como tivemos agora na Copa das Confederações, um jogo entre Iraque e Nova Zelândia, afirmou, em tom descontraído, o especialista.

Apesar do tom de advertência em boa parte de sua palestra, Paul Whelan destaca que uma Copa do Mundo gera oportunidades de negócios antes, durante e depois do evento.

"As cidades recebem diversos outros eventos, como workshops, encontro de patrocinadores, entre outros. Esse processo começa muito antes da Copa em si, e vão ainda além. Então são muitas as oportunidades de negócios", ressaltou Paulo Whelan.

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, destaca a importância de se ficar atentos às possibilidades de negócios. "Todos nós do comitê organizador e governos sabemos que os empresários devem estar atentos à oportunidades. O surgimento de bons negócios nesse tipo de evento é natural. Isso tem acontecido em todas as Copas. Todos esses desafios se apresentam como oportunidades"

O prefeito Márcio Lacerda considera que a situação de Belo Horizonte não é ruim em relação à hospedagem. "Nós temos aqui no entorno de Belo Horizonte cerca de 24 mil leitos. Não é uma situação assim tão ruim. Mas precisamos de mais hotéis de categoria A, e é o que a gente está focando agora na questão dos incentivos", revelou.

"Já temos incentivos de ISS, e vamos abrir, com a aprovação da Câmara, incentivos na licença de edificação, e vamos ver se o governo do estado consegue a liberação também do ICMS na construção", acrescentou

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