Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

!
UOL - O melhor conteúdo
Anúncio de Roth reforça estratégia do Inter de 'driblar' a imprensa - 14/06/2010 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
14/06/2010 - 08h10

Anúncio de Roth reforça estratégia do Inter de 'driblar' a imprensa

Daniel Cassol
Do UOL Esporte
  • Em abril, Roberto Siegmann (d) chamou coletiva para esclarecer incidente com o zagueiro Índio

    Em abril, Roberto Siegmann (d) chamou coletiva para esclarecer incidente com o zagueiro Índio

Não foi apenas o nome de Celso Roth a surpresa no anúncio do novo técnico do Internacional. Depois das especulações girarem em torno de Luiz Felipe Scolari, Felipão, Abel Braga e outros menos cotados, o Inter usou seu site oficial, o Twitter e um serviço de mensagens por celular para anunciar o nome do novo treinador. Foi mais um capítulo na sequência de conflitos da direção do Inter com a imprensa.

Por volta das 17h de sábado, a conta no Twitter do IterMob, serviço de mensagens por celular do Inter, avisou que os assinantes do produto receberiam com exclusividade a informação sobre o nome do novo treinador. Foi por meio do site oficial do clube, porém, que a confirmação de Celso Roth veio a público.

A política de anunciar no site as novas contratações não é nova no Inter. “Já temos feito isso há mais tempo. Toda vez que vamos contratar alguém, procuramos dar primeiro no site e nos veículos do clube”, explica o assessor de futebol Roberto Siegmann. O aviso e a expectativa gerada via Twitter, no entanto, acontecem depois de mais uma rusga do Inter com setores da imprensa.

Na sexta-feira, o Inter voltou a publicar em seu site oficial uma nota destinada a veículos de imprensa de Porto Alegre. No caso, uma resposta a críticas feitas pelo narrador Pedro Ernesto Denardin à “audiência fantasma” de veículos próprios do Inter, como a Rádio Colorada e a TV Inter. Neste ano, Roberto Siegmann foi ao site do clube pelo menos duas vezes para criticar a cobertura sobre o Inter – no caso do acidente sofrido pelo zagueiro Índio e na polêmica sobre as cores dos uniformes de treino, que pareciam azuis.

“São situações bem pontuais. Não há por parte do Inter nenhum desejo de atrapalhar a imprensa”, pondera Siegmann. “Mas achamos que temos direito de se manifestar sobre o quê está acontecendo. Nessas situações nós temos que responder. Sou um defensor da liberdade de imprensa, mas a imprensa tem que admitir que o noticiado deve comentar”, afirma.

INTERNACIONAL NO TWITTER

Rusgas com a imprensa à parte, o anúncio de Celso Roth como novo técnico reforçou a estratégia de comunicação do Inter diretamente com o torcedor. Com cerca de 113 mil sócios, o Inter usa o site oficial – com média de 60 mil acessos diários, segundo o clube – e uma estrutura de 18 funcionários na assessoria de comunicação para informar o torcedor por meio do Twiiter, celular, rádio e TV própria, além de outros meios.

“A mídia tradicional está muito cara. Podemos manter comunicação com quem interessa, que é nosso associado, de forma direta”, diz Siegmann. “Isso sem dúvida vai atrapalhar o que conhecemos de meios de comunicação tradicional. É uma tendência futura”, avalia.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host