Cuca promoveu jogadores da base e contará com os recém-contratados Naldo e Geovane
Em 2011, o Cruzeiro disputará sua quarta Copa Libertadores consecutiva. Para buscar o tricampeonato da competição internacional, o clube aposta na formação de um elenco mais jovem. Enquanto jogadores experientes como os zagueiros Cláudio Caçapa e Leonardo Silva, o lateral Jonathan e o volante Fabinho deixaram a Toca da Raposa, atletas em início de carreira e outras revelações da base são incorporados ao time comandado por Cuca.
As únicas duas contratações já anunciadas para 2011 são de jogadores pouco conhecidos do torcedor cruzeirense. O zagueiro Naldo, de 22 anos, chegou ao clube por empréstimo de um ano junto à Ponte Preta. Já o lateral-direito Geovane, 21 anos, que também atua como volante, defendia o Aparecida-GO.
Além dos dois atletas contratados, as novidades da equipe para 2011 saíram das categorias de base. Campeões do Campeonato Brasileiro sub-20, o goleiro Douglas Pires, o volante Anderson Uchoa e o atacante Thiaguinho foram incorporados ao elenco profissional.
Mesmo alguns jogadores titulares do time comandado por Cuca ainda são jovens, como o lateral-esquerdo Diego Renan, que completará 21 anos no fim de janeiro, e o zagueiro Léo, de 22 anos.
Léo teve a oportunidade de disputar a Copa Libertadores em 2009 pelo Grêmio e aprova a iniciativa da diretoria do Cruzeiro de dar espaço a jovens jogadores.
“O Cruzeiro vem mesclando jogadores experientes e outros mais jovens. Aposto que seremos bem sucedidos com essa metodologia em que o Cruzeiro vem apostando, como jáomo j emos vucedidoss, temos confiio internacional. utros jogadores. e Anderson Uchoa e o atacante Thiaguinho foram incorporado aconteceu no Santos. Esse é o pensamento para a Libertadores. O futebol está cada vez mais novo, vários jogadores se apresentando com grande potencial", avaliou.
Como o regulamento da Copa Libertadores estabelece a inscrição de 25 atletas, alguns dos mais novos devem ficar fora da competição. O meia Dudu, de 19 anos, retorna ao clube após passagem pelo Coritiba e avalia que o Campeonato Mineiro pode servir como referência para ganhar uma vaga no torneio internacional.
“O Campeonato Mineiro vai ser boa prova para eu e os meninos da base mostrarmos que temos capacidade para disputar a Libertadores. Posso ajudar o time a competir bem e o Cruzeiro a ir bem na Libertadores”, comentou o meia.
Enquanto atletas jovens se juntam ao elenco, outros experientes servem como referência no Cruzeiro. “Fábio e Gilberto são jogadores de referência, que passam confiança e experiência. Isso, em relação ao grupo, ajuda. Temos também o Roger, o Fabrício, pessoal que têm certa bagagem e passa confiança. Visando esses jogadores, temos confiança para o trabalho”, comentou Léo.
Sair
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas