Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

!
UOL - O melhor conteúdo
Substituto do Fazendão, Cidade Tricolor promete impulsionar ascensão do Bahia - 04/02/2011 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
04/02/2011 - 07h00

Substituto do Fazendão, Cidade Tricolor promete impulsionar ascensão do Bahia

Marcello De Vico
Em São Paulo

Dezembro de 2012. Esta é a data prevista para que o Bahia tenha sua nova ‘casa de treinamentos’. A Cidade Tricolor, como será chamado o futuro CT do clube, ficará localizado entre as cidades de Camaçari e Dias D'ávila, a cerca de 60 km de Salvador. “Sem sombra de dúvida, é um dos principais projetos estruturais da história do Bahia”, afirmou Marcelo Guimarães Filho, presidente do Bahia, em entrevista ao UOL Esporte.

         PROJETO DA CIDADE TRICOLOR

  • Divulgação

    Projeção de como deve ficar a entrada do futuro CT.

  • Divulgação

    "Este projeto colocará o Bahia entre as principais estruturas do futebol brasileiro", diz o presidente.

No ano de 1979, a venda da Fazendinha deu origem ao Fazendão, atual Centro de Treinamentos do Bahia, localizado no bairro de Itinga.  Agora, a chegada da Cidade Tricolor novamente dará ao clube um terreno ainda mais amplo, quase três vezes maior do que o Fazendão. No final de 2012, porém, apenas a primeira parte das obras será entregue, mas será o suficiente para que os jogadores do Bahia já possam desfrutar do novo local.

O local onde fica o Fazendão é um terreno cada vez mais valorizado no bairro de Itinga, perto do aeroporto e de um shopping recém-inaugurado. Já o futuro centro de treinamento ficará em uma área afastada, mas com 350 mil m², ao invés dos 135 mil m² do Fazendão. Além disso, será um local com infraestrutura totalmente nova.

“A primeira parte do projeto deverá ser entregue entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013, com seis campos [um com grama sintética e outro com arquibancada], alojamento para 40 jogadores profissionais e 160 da base, além de toda moderna infra-estrutura de fisioterapia, fisiologia, recuperação e musculação. Mascom a estrutura que teremos poderemos mudar assim que a primeira parte for entregue”, garantiu Marcelo Guimarães Filho.

“A entrega da segunda parte ainda será analisada”, afirmou o presidente, que contará com a ajuda financeira do patrocinador máster do Bahia para a construção do novo CT. “O investimento será de R$ 18 milhões. Os custos serão divididos entre o Bahia e a Construtora OAS, atualmente, a principal patrocinadora do clube”, destacou.

Com este novo projeto, Marcelo espera reerguer ainda mais o Bahia, que em sua gestão já conseguiu retornar à elite do futebol brasileiro. “Para um clube figurar entre os grandes ele necessita, além de uma torcida apaixonada e um grande time, uma estrutura capaz de atender todas as necessidades do futebol profissional do século 21. A Cidade Tricolor colocará o Bahia entre as principais estruturas do futebol brasileiro”.

Outro objetivo da Cidade Tricolor será receber alguma grande seleção que venha disputar seus jogos da Copa do Mundo de 2014 na cidade de Salvador. Com a proximidade da rede hoteleira da Costa do Sauípe, a ideia é que esta seleção aproveite a infraestrutura do novo CT. “A Cidade Tricolor será construída dentro dos padrões exigidos pela FIFA e, desta forma, estará à disposição do comitê local para utilização na Copa 2014”, completou o presidente.

Saudades da Fonte Nova?

A mudança de ‘casa’ no Bahia não é exclusiva ao centro de treinamentos. O mesmo aconteceu com o local das partidas oficiais da equipe, agora disputadas no estádio Pituaçu em função da tragédia da Fonte Nova, em 2007, quando um lance de arquibancada cedeu e matou torcedores. Porém, foi justamente no Pituaçu que o Bahia conseguiu garantir uma vaga para disputar novamente a Série A do Campeonato Brasileiro.

Marcelo Guimarães Filho não esconde a saudade da Fonte Nova, mas faz questão de destacar a atual importância do Pituaçu: “A Fonte Nova faz parte da história do futebol baiano e brasileiro, é impossível não sentir falta. No entanto, o Pituaçu está totalmente reformado. A nossa torcida abraçou o estádio e, sem dúvida alguma, nos sentimos em casa”.

Comentários 0

Avatar do usuário

Avatar do usuário

960

Compartilhe:

Ao comentar você concorda com os termos de uso

  • Todos
  • Mais curtidos
  • Escolha do editor
    Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
    Leia os termos de uso

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host