!
UOL - O melhor conteúdo
Sem Cristiano Ronaldo, Portugal vence Bélgica e 'respira' na Euro - 02/06/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

02/06/2007 - 17h51

Sem Cristiano Ronaldo, Portugal vence Bélgica e 'respira' na Euro

Da Redação
Em São Paulo
No mesmo estádio em que foi eliminado nas semifinais da Eurocopa de 2000, Portugal venceu a Bélgica por 2 a 1 e segue reagindo nas eliminatórias da Euro 2008. Com a vitória, o time do técnico brasileiro Luis Felipe Scolari soma 14 pontos em sete jogos e é vice-líder do grupo A.

Reuters
Luis Felipe Scolari comanda seus jogadores na vitória sobre a Bélgica fora de casa
SCOLARI NÃO PARTICIPA DA COLETIVA
VEJA ÁLBUM DE FOTOS DA EURO
Nas ausências de Cristiano Ronaldo, suspenso, e de Ricardo Carvalho, Simão e Nuno Gomes, lesionados, os destaques da partida foram Nani e Postiga, que marcaram os gols da vitória lusitana.

A Polônia, que superou Azerbeijão fora de casa por 3 a 1, lidera a chave com 19 pontos, mas com um jogo a mais. A Sérvia, que bateu também fora de casa a Finlândia por 2 a 0, está em terceiro com os mesmos 14 pontos de Portugal, mas em desvantagem nos critérios de desempate.

Apesar de o estádio Rei Balduíno, localizado na cidade de Bruxelas, não trazer boas recordações aos portugueses por ter sido o palco da derrota por 2 a 1 para a França na prorrogação da semifinal há sete anos, o time de Scolari começou a partida melhor. Em 10min de jogo, Deco e Postiga quase abriram o placar, mas pararam nas mãos do goleiro belga Stijnen.

Os donos da casa só chegaram com perigo ao gol de Ricardo aos 21min, com um chute de Mpenza. A partir deste lance, a Bélgica dominou a partida e Portugal passou a explorar os contra-ataques.

Depois de quase marcar aos 36min, Nani, apontado como um dos melhores jogadores portugueses no momento e contratado pelo Manchester United nesta semana, abriu o placar aos 43min. O ex-atacante do Sporting recebeu na esquerda, cortou para o meio da área e bateu no canto direito de Stijnen. A bola ainda resvalou a trave antes de entrar.

A Bélgica voltou melhor para a etapa final e igualou o placar aos 10min. Defour fez bela jogada pela direita e colocou a bola na cabeça de Fellaini, que finalizou sem chances para o arqueiro Ricardo.

Para não se distanciar mais ainda da líder Polônia e não ficar atrás da Sérvia, a equipe do técnico Scolari foi pra cima dos donos da casa. Aos 19min, o meia-atacante Postiga acertou com um belo chute de fora da área e garantiu a vitória aos portugueses, atuais vice-campeões da competição européia.

Hospedagem: UOL Host