!
UOL - O melhor conteúdo
Alemão começa com "consumista" Bayern como megafavorito - 10/08/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

10/08/2007 - 08h09

Alemão começa com "consumista" Bayern como megafavorito

Da Redação
Em São Paulo
O francês Ribery, o italiano Toni, o brasileiro Zé Roberto e o alemão Klose. Esses nomes são só os mais estrelados que o Bayern de Munique bancou para se redimir do fiasco na temporada passada, na qual ficou na quarta colocação e fora da Liga dos Campeões.

France Presse
Recém-chegado, o francês Ribery já ilustra outdoor como o novo rei de Munique
APOSTADORES MIRAM REBAIXADOS
O Campeonato Alemão 2006/07 começa nesta sexta com o confronto do campeão Stuttgart contra o vice-campeão Schalke, mas o foco das atenções está no time da Bavária, que gastou 70 milhões de euros em contratações. Todos os outros 17 rivais gastaram juntos 100 milhões.

"O objetivo só pode ser a conquista do Campeonato Alemão. Os rivais terão que nos ver pelo telescópio", sentenciou Uli Hoennes, diretor do clube que bateu o recorde nacional de gastos em jogadores.

O recorde monetário (bateu a temporada 2001/02, quando os clubes do país gastaram 153 milhões de euros) tem razão em outra marca: a venda de ingressos.

Já foram vendidos 377 mil ingressos para o torneio que começa, com a torcida do Borrussia Dortmund adquirindo 50 mil pacotes da temporada completa do time - 44 mil para os seguidores do Schalke e mais 37 mil para os fanáticos pelo Bayern.

Analistas apontam que é o efeito tardio da Copa do Mundo que o país abrigou no ano passado. Com novos estádios, o público se aproximou ainda mais das partidas e a expectativa é que seja batida a média de público de 38.847 por jogo - a melhor de toda a Europa.

Dos mais de 120 reforços se apresentam nos gramados alemães, Ribery é, de longe, o mais caro (25 milhões de euros), seguido por Toni (11 milhões). Dos rivais do Bayern, as contratações mais avultadas foram do Werder Bremem, chamando Carlos Alberto (7,8 milhões do montante conseguido com a venda de Klose) e do Stuttgart com o romeno Marica (7 milhões).

Esses dois clubes foram os tiveram os jogadores mais destacados na temporada passada. O brasileiro Diego foi o destaque do Werder Bremen e acabou escolhido por seus pares como o melhor da nação. Já a escolha dos leitores da revista esportiva Kicker caiu sobre Mario Gómez, alemão de origem espanhola que foi a revelação do Stuttgart, que contou com o brasileiro Cacau.

O Bayern estréia no sábado contra o Hansa Rostock, enquanto o Werder pega o Bochum, famoso por derrotar os grandes no torneio passado.

Hospedagem: UOL Host