Não poderia ter sido mais emocionante a conquista do título de campeão brasileiro da Série B pelo Coritiba. Até os 42min do segundo tempo a equipe paranaense perdia por 2 a 1 para o rebaixado Santa Cruz e via o troféu ir para o Ipatinga , que venceu o Paulista, em Jundiaí, por 5 a 2. Mas, em menos de cinco minutos, Keirrisson e Henrique Dias balançaram as redes e devolveram o título ao Coritiba.
O primeiro bom momento, pasmem, foi do Santa Cruz. Aos 16 minutos, após uma tabela entre Kuki e Carlinhos Paraíba, o meia esteve muito próximo de marcar, mas Édson Bastos colocou para escanteio. Dois minutos depois, Carlinhos Paraíba voltou a levar perigo, ao deixar Túlio no chão, com um drible seco, e bater de fora da área. A bola subiu muito e foi para fora. O Coritiba era totalmente ausente no ataque, com a dupla de atacantes formada por Keirrisson e Gustavo bastente distante dos meias Pedro Ken e Ricardinho. Assim, aos 31 minutos, o Santa Cruz criou a sua principal oportunidade, quando Nildo lançou Carlinhos Paulista. O lateral entrou de frente para o gol, ajeitou a bola com a cabeça, mas, no momento do chute, Fabinho conseguiu salvar. Aí o tricolor pernambucano voltou a mostrar porque está entre os rebaixados à Série C. Como aconteceu em diversas outras partidas em que estava melhor em campo, o Santa Cruz teve um apagão. Falta na esquerda, Pedro Ken joga a bola no meio da área e o zagueiro Henrique cabeceia sozinho, apesar dos três zagueiros do time da casa estarem na marcação. Um gol que fazia com que o Coritiba assegurasse o título sem depender de ninguém.
O segundo tempo começou com o Coritiba melhor em campo. O time paranaense tomava conta das ações e logo aos 7 minutos teve uma grande chance. Pedro Ken colocou na área, rasteira, e Jeci chutou de primeira, no travessão. Aos poucos o time da casa equilibrou o jogo. Ao mesmo tempo, em Jundiaí, o Ipatinga virava contra o Paulista e passava a depender do Santa Cruz para ser campeão. E o tricolor pernambucano correspondeu. Aos 14 minutos, Nildo abriu bola para Carlinhos Paulista, que cruzou rasteiro. Édson Bastos cortou parcialmente, Nildo travou com o goleiro e, na sobra, empatou o jogo. O resultado dava o título ao Ipatinga, que ia abrindo vantagem sobre o Paulista. O jogo seguiu equilibrado até que, aos 36, o garoto Max, que havia entrado há poucos minutos, pegou o rebote de uma falta cobrada por Nildo e virou o jogo. No lance do gol, Jeci foi expulso, o que deixava o Ipatinga ainda mais perto do título. Aos 41, Nildo e Túlio se estranham e os dois são expulsos. Aí veio o imponderável. Em menos de cinco minutos, aos 42 e 47, o Coritiba, com um homem a menos, aproveitou duas bobeiras da zaga do Santa Cruz e marcou com Keirrisson e Henrique Dias. Uma virada incrível que deixou os atletas do Ipatinga, em Jundiaí, atônitos, e garantiu mais um título brasileiro ao Coritiba. "Eu respeito muito o Santa Cruz, mas seria injusto se nós não ficássemos com o título, por tudo o que fizemos dentro da competição. Parabéns ao torcedor do Coritiba, esse título é pra vocês", falou o técnico Renê Simões, logo após o término do jogo. Foi o último jogo de René à frente do time paranaense, já que ele deve comandar a seleção da Jamaica em 2008. UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s) |