Comunicar erro
03/02/2008 - UOL Esporte - Futebol
Gana vence Nigéria de virada e vai às semifinais da Copa Africana

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao UOL.

Nome:

E-mail:

Descrição do erro:

   
!
UOL - O melhor conteúdo
Gana vence Nigéria de virada e vai às semifinais da Copa Africana - 03/02/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

03/02/2008 - 16h56

Gana vence Nigéria de virada e vai às semifinais da Copa Africana

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção de Gana venceu a Nigéria de virada por 2 a 1 no primeiro jogo das quartas-de-final da Copa Africana de Nações, neste domingo em Acra, e é a primeira equipe classificada às semifinais do torneio africano.

AFP
Torcida ganesa lotou o estádio em Acra para prestigiar a seleção local no jogo
Crédito
Jogadores abraçam Essien, autor do primeiro gol de Gana na partida
VEJA FOTOS DA VITÓRIA DE GANA
TABELA DO TORNEIO AFRICANO
BLOG DE FUTEBOL AFRICANO
Com isso, os donos da casa seguem em campanha invicta na competição: na fase de grupos, Gana fechou à frente do grupo A com três vitórias. Já a Nigéria, que vinha de uma trajetória mais irregular, com apenas uma vitória, um empate e uma derrota, na segunda colocação do grupo B, não repete o bom resultado da edição passada, quando chegou às semifinais.

Quem abriu o placar em Acra, no entanto, foram os visitantes. Aos 34 minutos do primeiro tempo, Eric Addo cometeu pênalti sobre Uche. Na cobrança, Yakubu, destaque do Everton no Campeonato Inglês e um dos destaques da Nigéria, abriu o placar.

O empate dos ganenses só veio nos acréscimos da primeira etapa, também do principal jogador da seleção, o também "inglês" Essien. O jogador do Chelsea recebeu lançamento da esquerda de Quincy Owusu Abeyie e cabeceou certeiro no gol. A bola ainda bateu na trave do gol de Ejide antes de entrar.

No segundo tempo, além das oportunidades perdidas, os ânimos ficaram mais exaltados. Nos primeiros minutos, Gana teve a expulsão de seu capitão, John Mensah, após falta na entrada da área. Além disso, Asamoah Gyan, um de seus melhores jogadores do setor ofensivo, sentiu uma contusão, e pediu para ser substituído.

Mas, aos 35, a chance mais clara de gol partiu dos donos da casa. Agogo, do Nottingham, recebeu lançamento do meio-campo na entrada da área, mas chutou à direita do gol nigeriano. Dois minutos depois, porém, ele não perderia nova chance. Em jogada da esquerda, Muntari recebeu na área, deslocou marcação e tocou para Agogo pôr Gana à frente no placar: 2 a 1.

Com a vitória, Gana segue na busca de seu quinto título da Copa Africana de Nações mostrando novo fôlego após a fraca participação do ano passado, quando foi eliminada na primeira fase.

Em Sekondi, Costa do Marfim e Guiné fazem o segundo jogo das quartas deste domingo. Na segunda-feira, o Egito enfrenta Angola em Kumasi e Tunísia e Camarões jogam em Tamale.

Hospedagem: UOL Host