Comunicar erro
09/02/2008 - UOL Esporte - Futebol
Everton supera o Reading e mantém 4ª colocação do Inglês

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao UOL.

Nome:

E-mail:

Descrição do erro:

   
!
UOL - O melhor conteúdo
Everton supera o Reading e mantém 4ª colocação do Inglês - 09/02/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

09/02/2008 - 14h58

Everton supera o Reading e mantém 4ª colocação do Inglês

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Everton tinha a possibilidade de se manter com tranqüilidade na quarta colocação do Campeonato Inglês. Jogava em seu estádio, o Goodison Park, onde ainda não perdeu neste ano, e diante de um adversário ameaçado pelo rebaixamento. Mesmo sem ser brilhante, fez sua parte, derrotou o frágil Reading por 1 a 0 e manteve a posição que assegura presença na próxima edição da Liga dos Campeões.

GILBERTO SILVA DE SAÍDA?
EFE
O volante Gilberto Silva admitiu que sua saída do Arsenal será inevitável caso não continue sendo usado pelo técnico Arsene Wenger. Contratado em 2002, o brasileiro chegou a ser capitão da equipe. Mas, na atual temporada, perdeu o lugar para o francês Mathieu Flamini e não conseguiu recuperar espaço no time.

"Eu estou esperando uma explicação por essa mudança", disse o jogador, na edição deste sábado do jornal britânico "The Sun". "Eu acho que tive um bom desempenho na última temporada e, por isso, não vejo razão pelo que aconteceu. Se eu continuar fora do time, a saída do Arsenal é inevitável."
LEIA MAIS
CLASSIFICAÇÃO DO INGLÊS
Assim, o Everton, que não perde há seis rodadas na Premier League, sobe para 47 pontos, três à frente do Aston Villa, que goleou o Newcastle por 4 a 1, também neste sábado. Não bastasse isso, não corre o risco de ser ultrapassado nesta rodada pelo Liverpool (43 pontos), que enfrenta o Chelsea, em Londres, neste domingo.

Para o Reading, o revés foi desastroso. A equipe continua com 22 pontos, mesma pontuação do Birmingham, que empatou por 1 a 1 diante do West Ham, em Londres. Porém, a equipe de Reading tem saldo de gols inferior ao seu rival (22 negativos contra 13 negativos). Assim, encerra a 26ª rodada na zona de rebaixamento.

Líder da temporada 2007/2008, o Arsenal (60 pontos) enfrenta o Sunderland, na segunda-feira, no encerramento da rodada. Amanhã, o segundo colocado Manchester United (58 pontos) faz o clássico da cidade contra o Manchester City, no estádio Old Trafford.

A partida também será marcada pela lembrança do 50º aniversário da tragédia de Munique. No dia 6 de fevereiro de 1958, um acidente aéreo matou 23 pessoas, incluindo oito jogadores do United.

Vitória no sufoco

Diferentemente de suas últimas partidas no Goodison Park, o Everton não jogou bem. Para se ter idéia, teve apenas uma clara chance em toda a etapa inicial. Foi nos acréscimos, com o australiano Tim Cahill, que subiu mais do que toda a defesa rival e cabeceou por cima do gol. Sua sorte foi que o Reading tinha muitas deficiências para criar.

Ficou evidente a falta que o nigeriano Yakubu Aiyegbeni faz ao ataque do Everton. O atleta, que defendeu seu país na Copa Africana, demorou para se reapresentar ao clube. Assim, o técnico David Moyes decidiu não relacioná-lo par o jogo.

Mesmo assim, o Everton mudou sua postura e começou a apresentar uma maior organização no segundo tempo. E desta forma conseguiu chegar o seu gol da vitória. Aos 17min, Jejielka aproveitou cruzamento na área e tocou, de cabeça, no canto esquerdo.

Goleada do Aston Villa

O gol do experiente Michael Owen, de cabeça, logo aos 4min do primeiro tempo para o Newcastle assustou os donos da casa, que só conseguiram superar a forte marcação do rival na etapa final. Aos 3min, Bouma empatou para o Aston Villa. A partir daí, a estrela do atacante John Carew começou a aparecer. O norueguês anotou três gols, aos 6min, aos 27min e aos 45min.

Ainda neste sábado, o Portsmouth derrotou o Bolton por 1 a 0, fora de casa, subiu para 42 pontos e se aproximou da zona de classificação para a Copa da Uefa. Já o seu rival permanece com 25 e próximo da zona de descenso. Diarra, aos 35min do segundo tempo fez o único gol da partida.

Já o Sunderland respirou na Premier League. Com gols de Etuhu e Murphy, derrotou o Wigan por 2 a 0, no Stadium of Light, e chegou aos 26 pontos. O Wigan permanece ameaçado, com 23.

O Tottenham, do lateral brasileiro Gilberto, cumpriu com sua obrigação. Com gols de Keane, Kaboul e Berbatov, de pênalti, derrotou o lanterna Derby County (nove pontos) por 3 a 0, fora de casa, e agora contabiliza 32 pontos.

O Birmigham empatou com o West Ham por 1 a 1, em Londres, atingiu a marca de 22 pontos e deixou a zona de descenso. Supera o Reading no critério de saldo de gols. McFadden marcou para os visitantes, enquanto o sueco Ljungberg anotou para o West Ham, que soma 37 pontos.

Com gol de Aladiere, o Middlesbrough (29 pontos) ganhou do segundo pior time da competição, o Fulham (19 pontos) por 1 a 0, no estádio Riverside.

Hospedagem: UOL Host