Comunicar erro
21/02/2008 - UOL Esporte - Futebol
Barcelona é o clube mais midiático do mundo, segundo estudo

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao UOL.

Nome:

E-mail:

Descrição do erro:

   
!
UOL - O melhor conteúdo
Barcelona é o clube mais midiático do mundo, segundo estudo - 21/02/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

21/02/2008 - 09h02

Barcelona é o clube mais midiático do mundo, segundo estudo

Das agências internacionais*
Em Pamplona (ESP)
O Barcelona lidera pela primeira vez o ranking de "valor midiático", depois de desbancar o Manchester United graças à projeção internacional do argentino Lionel Messi, do francês Thierry Henry e do espanhol Bojan Krkic, segundo estudo elaborado pela Universidade de Navarra.

EFE
Henry e Messi são dois personagens que dão poder midiático para o Barcelona
CAMPEONATO ESPANHOL
O informe, realizado pelo grupo de investigação ESIrg e apresentado na última quarta-feira, coloca o inglês Manchester United atrás da equipe espanhola, seguido de Milan, Chelsea e Real Madrid, relegado à quinta posição, após a transferência de diversos jogadores de renome.

Na avaliação individual, o estudo informa que o jogador português Cristiano Ronaldo ocupa o primeiro lugar, seguido de Ronaldinho Gaúcho e Messi, que sobe da 12ª posição para a terceira.

Por outro lado, a avaliação indica que o preço pago por algumas empresas para patrocinar clubes do Campeonato Alemão é superior ao seu valor real - a análise feita considerou as políticas de patrocínio desportivo baseado na rentabilidade esperada em troca.

Além de mais midiático do mundo, o Barça foi apontado como o clube mais popular da Europa, segundo estudo publicado pela 'Sport+Markt', da Alemanha. A pesquisa estima em 50 milhões o número de torcedores do time catalão.

Segundo o estudo realizado em 16 países europeus, com 10 mil torcedores, o Barça vence o rival Real Madrid (45, 9 milhões), o Manchester United (32,8 milhões), o Arsenal (22,9 milhões) e o Milan (22,2 milhões).

O Bayern de Munique, clube mais popular na Alemanha, ficou em sexto lugar, com 20 milhões de torcedores, à frente do Chelsea, que é a equipe com mais crescimento de torcida nos últimos quatro anos.
MAIS POPULAR DA EUROPA
Um exemplo desse caso é o Schalke 04, por cuja imagem a companhia russa Gazprom pagou 20 milhões de euros; e o Wolfsburgo, que recebeu a mesma quantidade da Volkswagem.

Segundo Francesc Pujol, professor da Universidade e co-autor do estudo, o fenômeno guarda certa semelhança com os direitos que algumas ligas européias obtêm com a venda de transmissão para a televisão. As cifras colocam o Inglês no topo da tabela, com 33% do valor midiático, seguida do Espanhol, com 22,4%, e do Italiano, com 17,7%.

No entanto, segundo o estudo, estas cifras não correspondem exatamente aos direito de retransmissão alcançados pelas grandes ligas. Com isso, as competições na Itália, Alemanha e França obtêm direitos muito superiores ao valor real que geram, em comparação com o Campeonato Espanhol e Inglês.

* Atualizada às 13h50

Hospedagem: UOL Host