O Barcelona lidera pela primeira vez o ranking de "valor midiático", depois de desbancar o Manchester United graças à projeção internacional do argentino Lionel Messi, do francês Thierry Henry e do espanhol Bojan Krkic, segundo estudo elaborado pela Universidade de Navarra.
Na avaliação individual, o estudo informa que o jogador português Cristiano Ronaldo ocupa o primeiro lugar, seguido de Ronaldinho Gaúcho e Messi, que sobe da 12ª posição para a terceira. Por outro lado, a avaliação indica que o preço pago por algumas empresas para patrocinar clubes do Campeonato Alemão é superior ao seu valor real - a análise feita considerou as políticas de patrocínio desportivo baseado na rentabilidade esperada em troca.
Segundo Francesc Pujol, professor da Universidade e co-autor do estudo, o fenômeno guarda certa semelhança com os direitos que algumas ligas européias obtêm com a venda de transmissão para a televisão. As cifras colocam o Inglês no topo da tabela, com 33% do valor midiático, seguida do Espanhol, com 22,4%, e do Italiano, com 17,7%. No entanto, segundo o estudo, estas cifras não correspondem exatamente aos direito de retransmissão alcançados pelas grandes ligas. Com isso, as competições na Itália, Alemanha e França obtêm direitos muito superiores ao valor real que geram, em comparação com o Campeonato Espanhol e Inglês. * Atualizada às 13h50 UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s) |