Comunicar erro
21/02/2008 - UOL Esporte - Futebol
Fiorentina avança, e Atlético de Madri é eliminado da Copa da Uefa

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao UOL.

Nome:

E-mail:

Descrição do erro:

   
!
UOL - O melhor conteúdo
Fiorentina avança, e Atlético de Madri é eliminado da Copa da Uefa - 21/02/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

21/02/2008 - 18h40

Fiorentina avança, e Atlético de Madri é eliminado da Copa da Uefa

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Apesar de ambos terem jogado como mandantes nesta quarta-feira, Fiorentina e Atlético de Madri tiveram destinos opostos na Copa da Uefa. O time italiano, que nem precisava vencer, superou o Rosenborg por 2 a 1 e avançou às oitavas-de-final do torneio. Os espanhóis, em contrapartida, não conseguiram passar de um empate sem gols com o Bolton e deram adeus à competição continental.

EFE
Jogadores da Fiorentina comemoram classificação contra o Rosenborg
PÁGINA DA COPA DA UEFA
VEJA FOTOS DA RODADA
A Fiorentina se aproveitou de o Rosenborg estar sem ritmo de jogo - o time norueguês só havia disputado uma partida oficial neste ano - e controlou toda a partida em Florença. Assim, o time italiano ratificou sua invencibilidade na atual edição da Copa da Uefa - quatro triunfos e quatro empates em oito rodadas.

Mesmo sem ter controlado a bola por mais tempo que o Rosenborg, a Fiorentina levou apenas um chute em sua meta. O time visitante concluiu quatro vezes em todo o jogo, mas só uma na direção do gol defendido por Frey.

Diante da inoperância ofensiva do Rosenborg, Liverani aproveitou um passe de Donadel aos 38min do primeiro tempo e abriu caminho para a vitória da Fiorentina com um toque de pé direito. O placar ainda foi ampliado por Cacia, aos 36min da etapa final, depois de um escanteio batido por Mutu.

Quando o Rosenborg acertou um chute na direção do gol, porém, o time visitante conseguiu balançar as redes. Aos 43min do segundo tempo, Koné marcou o gol dos noruegueses.

Assim como a Fiorentina, o Atlético de Madri conseguiu barrar o ataque do Bolton nesta quarta-feira. A equipe do brasileiro Cleber Santana, que começou o jogo entre os titulares, levou apenas um chute em seu gol e concluiu 11 vezes durante a partida - sete delas entre as traves defendidas por Jääskeläinen.

A segurança defensiva, porém, não foi suficiente para garantir a classificação aos espanhóis. Como o Bolton havia triunfado por 1 a 0 no jogo de ida, o Atlético de Madri precisava marcar gols. Entretanto, o time dirigido por Javier Aguirre Onaindía mostrou aproveitamento extremamente fraco nas finalizações.

Também nesta quarta-feira, o Anderlecht confirmou sua classificação fora de casa. O time belga, que havia batido o Bordeaux por 2 a 1 em Bruxelas, conseguiu um empate por 1 a 1 e assegurou a ida às oitavas-de-final.

Os belgas tiveram mais posse de bola em todo o confronto e foram mais ofensivos do que o Bordeaux, que precisava do resultado positivo. Essa postura foi recompensada aos 34min do primeiro tempo, quando Chatelle recebeu passe de Serhat e chutou de pé direito, sem chance para o goleiro Ramé.

A vantagem deu mais tranqüilidade ao Anderlecht, mas fez o Bordeaux se lançar ao ataque. E quando se tornaram mais ofensivos, os anfitriões empataram. Aos 26min do segundo tempo, o argentino Cavenaghi aproveitou um cruzamento de Tremoulinas e desviou para as redes.

A reação do Bordeaux, porém, durou pouco. No lance seguinte ao gol, o mesmo Tremoulinas cometeu falta em Gillet e foi expulso. Com um homem a menos, o time francês não conseguiu manter a pressão e o Anderlecht retomou o controle da partida.

Em Madri, na Espanha, o Getafe foi mais eficiente e venceu o AEK, time do brasileiro Rivaldo, por 3 a 0. Como as duas equipes haviam empatado por 1 a 1 na partida de ida, o Getafe ficou com a vaga nas oitavas-de-final da Copa da Uefa.

Depois de um primeiro tempo equilibrado, Hernández cruzou da direita aos 46min da etapa inicial e Granero aproveitou a falha de marcação dos visitantes para marcar de cabeça o gol que deu a classificação ao Getafe.

O gol mudou a postura do AEK, que se tornou mais ofensivo no segundo tempo. No entanto, o Getafe soube aproveitar essa alteração e balançou as redes dos gregos duas vezes no período complementar, aos 37min e aos 39min (Contra e Braulio, respectivamente, foram os autores dos gols).

Hospedagem: UOL Host