Comunicar erro
20/08/2008 - UOL Esporte - Futebol
De luto, campeã européia Espanha goleia a Dinamarca

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao UOL.

Nome:

E-mail:

Descrição do erro:

   
!
UOL - O melhor conteúdo
De luto, campeã européia Espanha goleia a Dinamarca - 20/08/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

20/08/2008 - 17h21

De luto, campeã européia Espanha goleia a Dinamarca

Do UOL Esporte
Em São Paulo
De luto, devido à tragédia com o avião que matou mais de 140 pessoas em Madri, a seleção espanhola fez a sua primeira partida após conquistar o título da Eurocopa, confirmou o favoritismo e derrotou, na tarde desta quarta-feira, a Dinamarca por 3 a 0, em Copenhague, com boas atuação dos volantes Xavi, do Barcelona, e Xabi Alonso, além do atacante Fernando Torres, ambos do Liverpool.

Mikkel Khan/AP
De luto, a seleção espanhola estreou seu novo comandante, Vicente Del Bosque
SEM OLÍMPICOS, ARGENTINA EMPATA
FRANÇA VIRA PARA CIMA DA SUÉCIA
URUGUAI VENCE O JAPÃO
FOTOS DOS AMISTOSOS DO DIA
Mesmo campeã, a Espanha é uma das seleções européias que estreou novo treinador após a Eurocopa. Louis Aragonés deu lugar a Vicente Del Bosque. A Itália que foi a grande decepção do torneio, pois vinha credenciada pelo título da Copa do Mundo da Alemanha em 2006, resolveu apostar na experiência de Marcello Lippi em detrimento de Donadoni. Já a Holanda, que mais uma vez sucumbiu nas semifinais depois de apresentar um bom futebol, não conta mais com os serviços de Marco Van Basten e aposta em Bert van Marwijk.

Os gols saíram na segunda etapa da partida e foram marcados por Xabi Alonso, duas vezes, e Xavi Hernandes. No primeiro tempo, porém, o desempenho espanhol assustou seus torcedores, já que conseguiu o seu primeiro ataque somente aos 45 minutos, quando Sorensen fez grande defesa.

A Dinamarca, esteve melhor nessa primeira etapa e teve boas chances com o veterano Thomasson e com jovem Bendtner. Mesmo assim, Casillas, que cedeu lugar a Reina e saiu aparentemente contrariado, não fez nenhuma grande defesa.

No segundo tempo a história foi diferente e logo no começo a Espanha abriu o placar. Fernando Torres fez jogada espetacular na ponta direita, aplicando um lindo chapéu no zagueiro, que caiu sentado, apenas ajeitando para que Xabi Alonso batesse, sem deixar a bola cair.

Minutos mais tarde, Xavi fechou o placar com um lindo chute de fora da área, que com muito efeito, não seu chances para Sorensen. Já no final da partida, novamente Alonso, aproveitou passe recebido pela direita e fez um belo gol. "Jogamos bem essa partida e notamos que o grupo permanece entrosado e unido", afirmou o barsileiro naturalizado espanhol Marcos Senna, que lamentou o acidente ocorrido em Madri.

Equilíbrio

Na Rússia, a seleção da Holanda saiu na frente com gol do atacante do Arsenal, Robie Van Persie que abriu o placar logo aos 23 minutos do primeiro tempo diante dos donos da casa. Que não se entregaram e depois de muita luta, conseguiram o empate, aos 28 minutos, com Zyrianov.

Ambas as equipes fizeram uma das partidas mais emocionantes da última Eurocopa e continuam mostrando o mesmo equilíbrio daquela ocasião. Então favorita, a Holanda não conseguiu jogar o seu melhor futebol, e a Rússia vencia a partida até os 41 minutos do segundo tempo, quando Van Nilsterooy empatou, levando o jogo para a prorrogação.

Com gols de Torbinski e Arshavin, aos 7 e aos 11, minutos do segundo tempo da prorrogação, respectivamente, a Rússia eliminou a Holanda que até encantara na competição.

Decepção em casa

Jogando em casa, a Itália de Marcello Lippi, decepcionou a sua torcida ao apenas empatar com a fraca seleção da Áustria em 2 a 2. No entanto, o resultado poderia ter sido bem pior.

Isso porque a seleção visitante, e que foi uma das sedes da última Eurocopa, saiu na frente, logo aos 14 minutos, com Pogatetz. Com muita marcação, os austríacos seguraram o ímpeto italiano, e aos 40 da primeira etapa, Janko fez um belo gol, ao bater no ângulo, de dentro da área.

No entanto, a Azzurra não se entregou e foi pra cima no segundo tempo. Logo com um minuto, diminuiu com o atacante Gilardino, agora da Fiorentina. Sem criatividade, porém, a seleção da casa precisou da ajuda do goleiro adversário, para marcar.

Após falta cobrada na área, Ozcan tentou dar um soco na bola, para afastar o cruzamento e incrivelmente, colocou-a na direção das traves, que sem ninguém, apenas assistiu ao gol, com a bola entrando tão mansa, que nem chegou próximo à rede.

No final do jogo, o volante Perrota teve chance de marcar, mas não conseguiu completar, com um carrinho, o forte cruzamento que veio da esquerda. Pelas circunstâncias, o resultado não foi tão ruim para a Itália, mas serve de alerta ao trabalho de Lippi, que se inicia.

Hospedagem: UOL Host