Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Boca elimina campeã da Libertadores e encara Inter na seqüência - 01/10/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
01/10/2008 - 21h24

Boca elimina campeã da Libertadores e encara Inter na seqüência

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Para garantir vaga nas quartas-de-final da Copa Sul-Americana, a LDU precisava fazer cinco gols no Boca Juniors, nesta quarta-feira, em casa. Fez um, mas tomou outro. O empate em 1 a 1 eliminou os atuais campeões da Libertadores do torneio. Já os argentinos seguem em busca do tricampeonato e pegam o Internacional na seqüência da competição.

AP/Dolores Ochoa
Datolo abre o Placar para o Boca Juniors diante da LDU, campeã da Libertadores...
Rodrigo Buendia/AFP
Delgado e Campos comemoram o empate da Liga, mas o time foi eliminado da Copa
VEJA OS JOGOS DA SUL-AMERICANA
INTER MANTÉM 0 A 0 E AVANÇA
VEJA FOTOS DO JOGO DO INTER
LEIA MAIS SOBRE FUTEBOL
LEIA O BLOG DO JUCA
VEJA FOTOS DO JOGO EM QUITO
Depois de ser derrotada na primeira partida por 4 a 0, a LDU começou com seis jogadores no campo de ataque nos primeiros minutos. Já o Boca que atuou com vários reservas, assim como no jogo de ida, se dispunha a atuar nos contra-ataques, e em uma bobeada da defesa equatoriana, quase abriu o placar com Noir, que tocou sem força e fácil para a defesa do arqueiro adversário.

Ao contrário da campanha na Libertadores deste ano, da qual acabou campeã pela primeira vez na sua história, a LDU tentava muitas jogadas pelo meio, principalmente com tabelas perto à área argentina, mas sem sucesso. Na melhor delas, o capitão Urrutia bateu em cima do goleiro.

Se a situação dos equatorianos já era complicada, ficou mais ainda aos 27 minutos. O Boca errou vários contragolpes, mas em um deles, contou com a habilidade do atacante Noir, que passou por dois marcadores e acabou sofrendo pênalti do zagueiro Calderón. Dátolo, um dos poucos que atua em alguns jogos do time titular, bateu no canto direito do goleiro Cevajos, que quase chegou na bola. Com o resultado, a LDU precisava de seis gols para se classificar.

O gol dos argentinos acabou com os ímpetos do adversário na primeira etapa. Aos 34 minutos, Cevajos saiu mal da meta e acabou driblado por Dátolo. O goleiro fez pênalti, não marcado pelo árbitro, mas contou com a sorte, já que o meio campista desperdiçou o chute. Dez minutos depois, a LDU ainda teve uma chance com Bolanos, que mandou de fora da área, mas para fora.

O início da segunda etapa não diferiu muito do da primeira, exceto na forma com que a LDU chegava ao ataque: nas faltas cometidas pelo Boca pelos lados do campo. Quanto aos contra-ataques, os argentinos continuavam perigosos. Dátolo chegou pela direita aos seis minutos e bateu cruzado. A bola passou a centímetros da trave.

Os mandantes tinham dificuldades em conseguir penetrar na zaga adversária. Assim, Urrutia tabelou com Salas, que entrou na segunda etapa, e bateu de fora da área, a bola explodiu na zaga e quase sobrou para o mesmo Urrutia igualar o marcador, aos 11 minutos.

A LDU tentava de todas as formas igualar o placar. Trocou o lateral direito Navia pelo atacante Delgado, que logo na primeira oportunidade tentou chute de primeira, mas jogou por cima do gol. Na segunda chance, porém, ele não desperdiçou e deixou tudo igual aos 28 minutos.Depois do empate, o que o arqueiro do Boca, Garcia, não havia trabalhado na primeira etapa, trabalhou em dobro. Em dez minutos, fez pelo menos três defesas importantes, evitando que a LDU viesse a tentar algo maior na partida.

Os equatorianos ainda tiveram chances de pelo menos vencerem a partida, já que não tinham tanto tempo para fazerem mais cinco gols e avançarem à próxima fase. Delgado cabeceou para fora aos 35 minutos, e Bolanos desperdiçou cinco minutos mais tarde.

O resultado coloca o Boca pelo menos entre os oito melhores times do campeonato. A equipe argentina é bicampeã da Copa Sul-americana. Venceu as edições de 2004 e 2005. Contra o Internacional nas quartas-de-final, se depender do retrospecto, o Boca é favorito. Nenhum time brasileiro conseguiu se sagrar campeão do torneio.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host